BIZARRO

Wall Street Journal noticia estadia de Bolsonaro na Flórida como "exílio"

Saída de Bolsonaro teve pouca cobertura da imprensa estadunidense; Fox News ignorou regresso

Sozinho.Jair Bolsonaro passou batido nas manchetes da imprensa estadunidenseCréditos: Agência Brasil/Arquivo
Escrito en POLÍTICA el

Nesta quinta-feira (30), o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, chegou ao país depois de três meses na Flórida. A saída nada triunfal do derrotado nas últimas eleições não ganhou espaço nas edições dos grandes jornais estadunidenses, como Washington Post e New York Times.

O principal periódico que noticiou o regresso de Jair foi o Wall Street Journal, conhecido como o 'porta-voz do mercado'. O título da notícia chama atenção: 'Brazilian Former President Bolsonaro Returns From Florida Exile', ou, em tradução livre, 'Ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro retorna do exílio na Flórida'.

Apesar de, no dicionário, o termo não estar errado, afinal, exilar-se é fugir do seu país, seja por vontade própria ou por pressão, a escolha é curiosa: Bolsonaro não responde criminalmente por nenhum processo até o momento e decidiu ir para os EUA enquanto estava no poder. 

Tirando o Wall Street Journal, houve cobertura da Associated Press, com uma breve nota, além de uma reportagem publicada no Miami Herald, jornal local da Flórida.

Washington Post e NYT não noticiaram o retorno do presidente, que está sendo acusado de apropriação indébita de joias recebidas como presentes oficiais.

Até a Fox News, considerada uma das redes mais conservadoras dos EUA, ignorou solenemente o retorno do ex-mandatário para o Brasil. Mesmo o Breitbart, controlado por Steve Bannon e com linha editorial de extrema-direita, não noticiou o retorno de Jair ao seu país de origem.

Bolsonaro também foi escanteado por Trump e pelos conservadores, mesmo com o início da campanha eleitoral para as primárias nacionais.