O termo "flopar" foi criado por usuários das redes sociais e já é largamente utilizado pela população brasileira. Nesta quinta-feira (30), entretanto, a palavra do "internetês" foi pronunciada, provavelmente pela primeira vez, por um ministro de Estado. Coube a Alexandre Padilha, titular da pasta das Relações Institucionais do governo Lula, encampar tal ineditismo.
"Flopar" significa fracassar em algum objetivo ou ter resultados aquém do esperado. Ou seja, o termo é ideal para descrever o que houve com a recepção de Jair Bolsonaro no aeroporto de Brasília: o ex-presidente, que voltou dos Estados Unidos após três meses no país da América do Norte, esperava ser recebido por uma multidão e desfilar em carro aberto. O que se viu, entretanto, foi apenas um grupo tímido de apoiadores.
Durante coletiva de imprensa em Brasília para comentar o detalhamento do arcabouço fiscal, proposta do governo que visa substituir o teto de gastos, Padilha aproveitou para falar rapidamente sobre o "flop" da recepção a Bolsonaro.
"Nós desligamos definitivamente aquela máquina de gerar conflitos que existia no gabinete da presidência da República do governo anterior. Quem quiser tentar criar um ambiente de conflito que existia no governo anterior vai se dar mal, não vai ter sucesso, vai flopar, como flopou a recepção no aeroporto hoje do ex-presidente que voltou hoje ao país depois de ter fugido", declarou o ministro.
A cena viralizou nas redes sociais.
Assista