CONGRESSO NACIONAL

Dino chama os golpistas do 8 de janeiro de "horda de alimárias"; saiba o que é

Ministro da Justiça e Segurança Pública falou sobre os ataques às sedes dos Três Poderes à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados

Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública.Dino chama os golpistas do 8 de janeiro de "horda de alimárias"; saiba o que éCréditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O ministro Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública, falou nesta terça (28) sobre os ataques às sedes dos Três Poderes ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília, à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://bit.ly/doc8dejaneiro e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

Na pauta, Dino negou que tenha recebido qualquer informe da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), detalhou as ações tomadas, explicou como funcionou a intervenção federal na segurança pública do DF e mostrou argumentos com os quais acusa a PMDF de omissão em relação ao episódio. No meio da fala, usou um termo bastante irreverente para se referir aos bolsonaristas que protagonizaram os ataques de 8 de janeiro.

“É minha obrigação como brasileiro, e com tantos policiais sérios que enfrentaram aquelas hordas de alimárias, era enfrentar aquilo e fisicamente se necessário”, afirmou. Mas afinal de contas, o que seriam as tais ‘hordas alimárias’?

Fazendo uma rápida pesquisa na internet em busca do significado da palavra “alimária”, encontramos dois. O primeiro, classificado como literal, é “animal irracional”. Já o segundo, rotulado como “figurado”, apresenta o termo “pessoa estúpida”.

Entre as palavras relacionadas, constam “animal”, “animália” e “besta”. Logo, podemos dizer que o ministro Flávio Dino chamou os bolsonaristas que atacaram Brasília de “hordas de bestas” ou “hordas de pessoas estúpidas”.

Assista na íntegra

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar