CRIME EM SP

Fernanda Melchionna: precisamos combater extrema-direita e ódio nas escolas públicas

Deputada federal comentou tragédia em escola de SP e aumento de crimes de ódio ao redor do país

Escrito en POLÍTICA el

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) analisou o crime de ódio ocorrido nesta segunda-feira (27), em São Paulo, durante entrevista ao programa Fórum Onze e Meia.

Nesta manhã, um adolescente assassinou uma professora e feriu outras três pessoas dentro de uma escola estadual na capital paulista.

Segundo informações de testemunhas, o crime teria sido motivado por discurso de ódio. O jovem que atacou professoras e alunos com uma faca havia tecido comentários racistas contra um colega de classe na semana anterior.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://bit.ly/doc8dejaneiro e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

A parlamentar pediu solidariedade e justiça às vítimas e lamentou o crime. Posteriormente, ela atentou para a possibilidade de uma relação entre o atentado e movimentos de extrema-direita.

“[Esse tipo de crime] não era muito comum no Brasil e infelizmente cresceu nos últimos anos, fomentado pelo ódio e pela violência”, disse.

A parlamentar suspeita que o atentado tenha sido motivado por fóruns anônimos na internet profunda. “É preciso investigar a deepweb como espaço de encontro para vozes violentas. Só que nesse caso não é só violento, é uma agressão que tira vidas. Uma brutalidade sem tamanho”, afirmou.

“Os grupos na internet profunda podem ter sido estimuladores do ataque em Suzano. É preciso localizar esse ataque de hoje dentro de uma escala de um discurso de ódio que ceifa vidas”, afirmou.

Ela defende uma postura mais ativa dentro das escolas e junto de movimentos sociais para combater esse tipo de violência. 

“Precisamos ter uma atuação mais séria e efetiva no combate a esse tipo de crime”, afirmou. “Nós ativistas e deputados precisamos fazer uma grande campanha a favor da escola pública, de combate ao ódio e à extrema-direita para que vá enfrentando no tecido social mesmo a cultura da violência”, completou.

Veja a entrevista completa de Melchionna ao Fórum Onze e Meia: