VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

CENAS FORTES: Vídeo mostra ataque de aluno em escola de SP; motivo teria sido racismo

Autor do atentado, um adolescente de 13 anos, teria se envolvido em briga na semana passada após chamar outro aluno da escola de "macaco", diz estudante.

Câmara de segurança flagra aluno durante atentado em escola de São Paulo.Créditos: Reprodução / SBT
Escrito en POLÍTICA el

Um vídeo da câmera de segurança da Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, em São Paulo, mostra o momento em que o adolescente, que teria 13 anos e seria aluno da 8ª série, ataca com uma faca a professora e diversos alunos no atentado ocorrido na manhã desta segunda-feira (27).

VEJA TAMBÉM: Novo vídeo mostra professoras rendendo aluno que promoveu atentado em escola de SP

Uma professora morreu, outras teriam e um aluno ficaram feridos no ataque, segundo informações divulgadas pela Polícia Militar e pela Secretaria de Estado de Educação.

O vídeo mostra o adolescente entrando na sala correndo na direção da professora com a faca na mão. Após esfaqueá-la, ele parte para cima de outros alunos - veja abaixo (CENAS FORTES).

Racismo

Um aluno da escola relatou a repórteres que estão no local que o atentado estaria relacionado a um caso de racismo ocorrido na semana passada, que gerou uma briga entre o autor e outro estudante.

"Ele e o menino começaram a brigar porque ele chamou o menino de preto, macaco. O menino não gostou e partiu para cima dele. Ai a Bete, que é a professora separou. Hoje, esse menino que chamou o outro de macaco veio com uma e esfaqueou várias vezes", contou o garoto em frente à escola.

O atentado ocorreu por volta das 7h40 da manhã, logo na primeira aula da escola.

Pelas redes sociais, o secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente ´ órgão ligado ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania -, Ariel de Castro Alves, se manifestou.

"Em SP hoje, ocorreu mais um caso terrível e chocante de violência nas escolas! Toda nossa solidariedade às vítimas e seus familiares! O Brasil precisa urgentemente de uma educação para a Cultura de Paz, para a Cidadania e os Direitos Humanos", tuitou.

O governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) também se manifestou pelo Twitter.

"Não tenho palavras para expressar a minha tristeza com a notícia do ataque a alunos e professores da Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia. O adolescente de 13 anos já foi apreendido e nossos esforços estão concentrados em socorrer os feridos e acolher os familiares", tuitou.

Veja a cena divulgada pelo SBT.