PNEUMONIA

Médico avalia situação de saúde de Lula e diz se ele poderá viajar para China

Principal fator de risco é idade do presidente, mas não existem indicativos de gravidade na situação

Situação de saúde de Lula prorrogou presença do presidente em comitiva à ChinaCréditos: Ricardo Stuckert
Por
Escrito en POLÍTICA el

Em entrevista exclusiva ao Fórum Onze e Meia desta sexta-feira (24), o médico Marcos Caseiro avaliou qual é a situação de saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O doutor em infectologia analisou os sintomas de Lula frente ao recente diagnóstico de pneumonia dado ao presidente. Segundo informações, a viagem do presidente à China que estava marcada para este sábado (25) foi adiada para domingo (26).

O médico alertou que as pneumonias são a principal causa de morte de pessoas acima de 70 anos no país. Contudo, ele avaliou que não existem grandes riscos no caso de Lula.

“As infecções de vias aéreas inferiores, como a pneumonia, são as principais responsáveis por morte de indivíduos acima de 70 anos. As pneumonias são um terror do indivíduo que envelhece”, disse Marcos Caseiro.

O doutor em infectologia, contudo, indicou quais são os critérios para avaliar o risco de uma pneumonia. Ele informa que segundo o sistema CURB, que indica sintomas de gravidade da pandemia.

Segundo o sistema CURB, confusão mental, respiração, pressão sanguínea, idade e ureia são fatores de risco para um caso grave de pneumonia. Lula apresenta apenas um sintoma, que é a idade elevada, e garante o caso não é grave.

“Nós temos uma classificação da gravidade das pneumonias”. Ao analisar os sintomas de Lula, Marcos afirmou: “Parece um caso de CURB 1, que é uma categoria leve. Dá pra tratar com um comprimido de azitromicina por cinco dias e acabou”, disse o médico.

“Provavelmente o médico dele vai dar um antibiótico endovenoso hoje, amanhã e depois vai tratando com remédio via oral.Isso é uma pneumonia leve, não tem a menor discussão ou risco sério. Vai viajar tranquilo, sem menor problema”, explicou Marcos Caseiro.

Confira a entrevista de Marcos Caseiro completa no Fórum Onze e Meia: