O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, soltou nesta quinta-feira (2) 44 golpistas que estavam presos desde 8 de janeiro em Brasília por conta das cenas de terror que chocaram o mundo quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado nas urnas, depredaram as sedes dos três poderes na capital do país - em ataque à própria democracia. Moraes tornou pública a ação em que julgou a decisão das solturas e, por isso, a lista dos liberados está disponível na imprensa.
Com os 8 golpistas liberados na última quarta-feira (1), já foram soltas 52 pessoas relacionadas aos atos neste mês. Do total de presos, a previsão é de que os 655 que já foram liberados possam responder em liberdade, enquanto outros 751 seguem presos e assim aguardam por julgamento.
De acordo com Moraes, entre os liberados há em comum a condição de todos serem réus primários, ou seja, pessoas que não possuem anotações criminais prévias. Além disso, também foram considerados os casos de presos que tenham filhos menores de 18 anos. Todos já estão denunciados por associação criminosa pela Procuradoria-Geral da República e têm até 15 dias úteis para apresentar defesa. Nenhum deles foi apontado como mentor ou financiador dos atos.
Mesmo com a soltura, há uma série de condições impostas pela Justiça para que possam responder em liberdade - em caso de descumprimento, o réu pode voltar para a cadeia. Entre as medidas cautelares, os réus estão proibidos de se ausentarem da Comarca onde vivem, e das próprias residências no período noturno. Aos finais de semana só poderão sair se utilizarem tornozeleira eletrônica.
Além disso, também estão obrigados a se apresentarem à Justiça em até 24 horas após a soltura e, posteriormente, a cada segunda-feira. Também estão proibidos de saírem do país e, com a proibição, vem junto a obrigação de entrega dos passaportes com o posterior cancelamento dos mesmos.
As proibições ainda abrangem o uso de redes sociais, a comunicação com outros envolvidos nos atos antidemocráticos e a suspensão de quaisquer licenças para porte de arma de fogo que possuam.
Confira a seguir a lista completa com os nomes dos golpistas soltos nesta quinta-feira (2)
1- Nelci Seibert Preussler
2- Mauricio Donizeti da Silva
3- Matheus Silva Faria De Oliveira
4 – Maria Elena Lourenço Passos
5- Marcos Donizete Freitas
6- Marco Aurelio Gonçalves Pedroso
7- Marcia Auxiliadora Ribeiro Da Silva Rodolfo
8- Manoel Ferreira Dos Santos
9 – Luciana Rosa Di Palma
10 – Laudio Mateus Nimmer
11- Julaia Peres Mazzega
12- Eliete Nunes
13 – Edineia Fátima Da Silva Sérgio
14 – Duarte Irias Franco Queiroz
15 – Dirlei Ricardo De Medeiros
16 – Diego Fabio Dallabona
17 – Daniel Rodrigues Machado
18 – Daniel Ferreira Da Silva
19 – Claudemir Aparecido Barbosa Martins
20 – Andineia Martins
21 – Ana Maria Anja Cardoso
22 – Ana Dantas
23 – Alessandra Malvina Da Trindade Michels
24 – Adriana Salvador Plácido
25 – Alexandre Da Costa Oliveira,
26 – Agenor Pisetta
27 – Adilson Damazio De Oliveira
28 – Maxwell Guedes De Araujo
29 – Marina Camila Guedes Moreira
30 – Jucelia Barbosa Araujo
31 – Joseilton Alves De Lima
32 – José Edson Ferreira
33 – John Lennon Martins Medeiros
34 – João Pedro Dos Santos
35 – Hugo Kenji Prado
36 – Helio De Souza Matos
37 – Gibrail Pereira De Souza
38 – Geraldo Aparecido De Oliveira
39 – Francismar Vieira Bezerra Da Cruz
40 – Andrea Alves Bernardo Ronchi
41 – Amauri Silva
42 – Alexandre Felix De Lima
43 – Alan Victor Chaves Pedroso
44 – Adelir Zoz