REFORMA TRIBUTÀRIA

Ivan Valente: "Não há um projeto real de reduzir desigualdades e de distribuição de renda"

Em entrevista ao Fórum Café desta quarta-feira (15), o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) atacou a proposta de reforma tributária de Fernando Haddad.

Ivan Valente.Ivan Valente defende mudanças na proposta de reforma tributária do governoCréditos: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

Em entrevista ao Fórum Café desta quarta-feira (15), o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) criticou enfaticamente a proposta de reforma tributária do governo.

O parlamentar psolista faz parte do  grupo de trabalho criado para analisar a reforma tributária (PEC 45/19). A proposta é chefiada por Bernard Appy, membro da equipe de Haddad e está em debate desde o governo Bolsonaro.

Na proposta, seria realizada a implementação do Imposto de Valor Agregado (IVA) ou Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) que substituiria outros tributos e simplificaria as tributações no Brasil. O IVA acabaria com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto Sobre Serviços (ISS).

Valente afirma que a proposta, contudo, não deve reduzir desigualdades no Brasil. "Vamos ter que continuar chamando atenção a isso: reforma tributária que não fala de justiça social, não tem símbolo nenhum. Não há um projeto real de reduzir desigualdades e de distribuição de renda", afirmou o parlamentar. "Esse caminho é excludente para o povo. Você não tem combate às desigualdades no discurso da reforma", aidiconou.

Ivan também criticou a falta de debate sobre taxação de lucros e dividendos, heranças e grandes patrimônios. O deputado avaliou que as elites pressionam os caminhos do terceiro mandato de Lula. "Há um cerco brutal da grande mídia controlada pelo mercado financeiro que coloca um trilho pro governo Lula andar. Se ele sair do trilho de ajuste fiscal, tripé econômico, ele vai ser bombardeado", completou Valente.

O parlamentar defende a taxação sobre renda e patrimônio, imposto sobre heranças e uma reforma que expanda o crescimento econômico através da redistribuição da riqueza no país.

Confira a entrevista completa de Ivan Valente para o Fórum Café: