Acontece nesta quarta-feira (15), a partir das 15h, sessão solene de posse das deputadas e dos deputados estaduais eleitos para a 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O Movimento Pretas, encabeçado pela deputada estadual Monica Seixas (PSOL), que consiste em um projeto que conta com 7 mulheres negras, tomará posse. A parlamentar é a terceira mulher negra a se reeleger em toda a história da Alesp.
O intuito do coletivo é ratificar a presença de mulheres negras na política e com elas seguir priorizando as pautas e lutas dos grupos vulnerabilizados, seja por gênero, raça ou classe social. Além da deputada estadual, o coletivo conta com Ana Laura Cardoso, Karina Correia, Leticia Siqueira das Chagas, Najara Costa, Rose Soares e Poliana Nascimento, que já são lideranças femininas e políticas em diferentes cidades do estado.
Najara, por exemplo, foi candidata a prefeita em Taboão da Serra nas últimas eleições, sendo uma das mulheres mais votadas da história da cidade. Karina é suplente do mandato de vereança do PSOL em Osasco. Rose, do coletivo ‘Juntas por Barueri’, terminou as últimas eleições em sétimo lugar. Ana Laura é chefe de gabinete do mandato da vereadora Luana Alves, além de militante de um dos maiores movimentos de educação popular do Brasil, a Rede Emancipa. Já Poliana é professora da rede estadual, representante da APEOESP - o sindicato dos professores. Letícia Chagas, apesar de ser a mais jovem, já conta com a experiência de ter sido a primeira presidente negra do Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da USP, um dos mais antigos do Brasil. Juntas, elas representam um grupo social que, apesar de majoritário na sociedade, ainda é subrepresentado nas casas legislativas, as mulheres negras.
“Já somos um coletivo. Todas nós tomamos decisões em conjunto e priorizamos as mesmas pautas, que tem sempre a periferia como centro. Agora estaremos oficialmente empossadas em nossa mandata Movimento, depois de meses de trabalho militante e estruturação de nossas prioridades para essa empreitada que se inicia. Vamos usar o espaço para ampliar a presença de mulheres negras em um espaço predominantemente hetero, branco e machista”, diz Monica Seixas.
A posse não será aberta ao público, mas haverá posse popular, com concentração na Praça Armando Sales (próximo a entrada da Alesp), a partir das 12h, com telão para que os eleitores possam acompanhar os detalhes do ato solene. Além disso, a cerimônia será transmitida ao vivo pela TV Rede Alesp e pelo Youtube e redes sociais oficiais da Casa.
“Sou a terceira mulher negra na história da Alesp a se reeleger. Retornar com o Movimento Pretas é trazer as lutas de diversos territórios e movimentos para dentro do parlamento. É o povo tomando posse na Alesp”, finaliza Monica Seixas.