A taxa de juros praticada no Brasil é a mais alta do mundo, de 13,75%, e motivo de críticas públicas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em meio à polêmica instalada na opinião pública, parlamentares da base aliada ao governo federal lançam nesta terça-feira (14), em Brasília (DF), a campanha #JurosBaixosJá.
“O tema dos juros tem sido destaque no debate político e econômico nacional. Nós não concordamos com a decisão do Banco Central de manter a taxa Selic no patamar de 13,75%, a mais alta taxa de juros reais do mundo. Esse é um tema central para os rumos da economia brasileira, para a geração de empregos e deve ser debatido por toda a sociedade e não somente pelo sistema financeiro.”
Deputado Federal Lindbergh Farias (PT-RJ)
Farias chegou a apresentar requerimento de convocação do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, para explicar a taxa de juros e a política monetária da instituição. Além disso, o parlamentar também está criando uma Frente Parlamentar contra os juros abusivos, que vai mobilizar o parlamento e a sociedade para debater o tema.
O lançamento da campanha conta ainda com diversos parlamentares, entre eles, a deputada federal e presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann; o deputado federal e líder do Psol na Câmara, Guilherme Boulos (PSOL-SP); o deputado federal e líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu (PT-PR); e o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder do governo no Congresso Nacional.
Te podría interesar
No início desta tarde, em frente ao BC, em Brasília, foi realizado um ato de protesto contra os juros abusivos.
Pela manhã, em frente à sede do BC no Rio de Janeiro (RJ), centrais Sindicais e movimentos sociais protestaram contra os juros altos.