Luiza Erundina (PSOL-SP), quadro histórico da esquerda, tomou posse nesta quarta-feira (1), aos 88 anos, para o seu sétimo mandato como deputada federal. Ela obteve mais de 113 mil votos nas eleições de outubro do ano passado.
Primeira mulher a se tornar prefeita de São Paulo, em 1989, Erundina foi calorosamente aplaudida, por parlamentares de diferentes partidos, durante seu discurso de posse na Câmara. Entre congressistas, há uma unanimidade de que a psolista é uma das melhores deputadas da Casa, com forte atuação na questão social e dos direitos humanos.
O fato de Erundina, mesmo com idade avançada, ter disposição para se dedicar à tarefa de legislar em prol de interesses coletivos, no entanto, incomodou a "influenciadora" liberal Renata Barreto, que tem mais de 1 milhão de seguidores no Instagram e se apresenta como economista.
Através do Twitter, ela atacou a deputada federal de forma gratuita. "Erundina, aos 88 anos, fez discurso hoje na sua posse como deputada federal. O Brasil parece estar num eterno looping da desgraça", escreveu.
O comentário de Renata Barreto gerou revolta entre usuários das redes sociais, que saíram em defesa de Luiz Erundina.
Confira a repercussão
Erundina no Fórum Onze e Meia