O ex-presidente inelegível Jair Bolsonaro (PL) está ao lado do filho Eduardo em Buenos Aires, na Argentina, para participar da posse de Javier Milei. E é claro que nesses dias fora do país, que só foram possíveis após a devida comunicação à Justiça brasileira, ele não perderia a chance de dar o máximo de entrevistas possíveis a fim de multiplicar suas asneiras e discursos conspiratórios.
Nesse sábado (9), pai e filho estiveram em uma rádio portenha onde mostraram preconceito e ignorância em relação ao Nordeste brasileiro. A informação é da coluna do Paulo Cappeli, no portal Metrópoles.
Te podría interesar
Durante a entrevista concedida ao vivo aos hermanos, Bolsonaro afirmou que os “nordestinos fogem para São Paulo por causa da esquerda”.
Para explicar a afirmação tresloucada, o ex-presidente disse que a cidade com mais nordestinos no Brasil é São Paulo, que fica no Sudeste. E que isso teria se dado nos últimos 20 anos por conta de “más administrações” esquerdistas no Nordeste.
Te podría interesar
“A maior cidade do país do Brasil que contém nordestinos é São Paulo. Por que São Paulo tem tanto nordestino? Porque eles fogem dos seus estados, que não têm perspectiva, não oferecem meios, e a pobreza sempre se faz presente”, declarou.
E emendou: “Há 20 anos o PT, naquela região, no Nordeste, os estados são administrados pela esquerda. Devia ser a melhor região do país e não é. E quando chegam em outros estados, continuam votando no PT”.
O ex-presidente apenas confirma o seu total desconhecimento a respeito da história do país, sobretudo da história recente. A migração nordestina em direção ao Sudeste ocorre a muito mais de 20 anos por conta de razões outras. Especialmente a industrialização registrada a partir da década de 1930 em São Paulo, que demandou a chegada de mão de obra ao longo do último século, em paralelo com mazelas históricas da região Nordeste – sobretudo a seca e a fome – são as explicações para as migrações.
Os governos de esquerda, ao contrário do que diz Bolsonaro, foram os responsáveis nos últimos 20 anos por reduzir os índices de fome e insegurança alimentar na região, além de terem feito a transposição do rio São Francisco que ajudou a combater as secas.
Mas a desinformação de Jair foi explicada logo a seguir, quando falou sobre como enxerga a esquerda: “Não são opositores, são inimigos”. Puro proselitismo de extrema-direita.