POSSE NO CONGRESSO

Data da posse de presidente e governadores vai mudar a partir de 2027

A coincidência de datas dificulta que governadores prestigiem a posse presidencial; veja como vão ficar as datas

Posse do Lula em 1º de janeiro de 2023.Créditos: Foto: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

A data da posse do presidente da República e dos governadores dos estados vai mudar a partir de 2027.

Segundo nota publicada pela conta do Instagram do Senado Federal na manhã deste domingo (30), as posses não ocorrerão mais no primeiro dia do ano.

A partir de 2027, portanto dos próximos mandatos, os candidatos a serem eleitos em 2026 para a Presidência da República e para os governos estaduais terão seus mandatos iniciados em 5 e 6 de janeiro do ano seguinte.

A Constituição de 88 transferiu as posses de presidente da República e de governadores do dia 15 de março para o dia primeiro de janeiro. Mas a coincidência de datas dificulta que governadores prestigiem a posse presidencial. Muitos fazem cerimônias de manhã para conseguir estar em Brasília de tarde.

Participação popular

A posse logo após as festividades de réveillon atrapalha ainda a participação popular e de autoridades, bem como a vinda de outros chefes de estado para o Brasil. Por isso deputados e senadores alteraram as datas, a partir de 2027, como anunciou o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco.

A Emenda Constitucional altera, a contar das eleições de 2026, as datas de posse do Presidente e do Vice-Presidente da República para o dia 5 de janeiro e dos Governadores e dos Vice-Governadores para o dia 6 de janeiro.

Atualmente, as cerimônias de posse acontecem no dia 1º de janeiro. A posse dos governadores e do presidente da República eleitos em outubro acontecerá então pela última vez num dia primeiro de janeiro.

De 2027 em diante o Presidente assume o cargo no dia 5 de janeiro e governadores no dia 6. As posses de prefeitos e seus vices continuarão a acontecer no primeiro dia de janeiro após as eleições. Deputados e senadores eleitos em outubro serão empossados no dia primeiro de fevereiro do próximo ano.

Com informações da Agência Senado