Conforme o dia vai caindo neste domingo, 24 de dezembro, Véspera de Natal, e a noite vai surgindo, uma série de personalidades começam a publicar suas fotos e mensagens de Natal nas redes sociais. E, é claro, entre essas personalidades está o time de ministros do novo Governo Lula que nos próximos dias completa seu primeiro ano de mandato.
O balanço geral de 2023 é positivo. É claro que ainda há muito o que fazer em um país que enfrenta mazelas históricas por um lado e que, por outro, acaba de sair de um período de obscurantismo como quando esteve sob o mandato de Jair Bolsonaro.
Te podría interesar
Nesse sentido, as mensagens de alguns ministros fazem, além dos tradicionais votos de paz e esperança, alusões à melhora na vida da população registrada em 2023. Outras pedem maior atenção as crianças e ao meio ambiente.
Um dos ministros mais bem avaliados, Fernando Haddad, da Fazenda, postou foto ao lado da esposa Ana Estela: “Desejamos muitas alegrias, esperanças renovadas e mesa cheia a todos os brasileiros”
Te podría interesar
Já Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, aproveitou o momento para fazer uma reflexão. “Impossível celebrar verdadeiramente a vinda do unigênito de Deus a nós, sem ficarmos espiritualmente constrangidos por, ainda hoje, darmos continuidade ao hediondo decreto de Herodes, que tentou eliminar Jesus por meio da destruição da vida de inocentes crianças”, começou a ministra.
A ministra chama a atenção para as violações de direitos humanos e a devastação ambiental registrada no Brasil e no mundo em 2023. Ela pede para que olhemos para as crianças e alerta que a destruição da natureza, que assim como o sofrimento dos pequenos pode comprometer nosso futuro.
“Olhemos para as crianças. Inclusive a que insiste em sobreviver dentro de cada um de nós. Pensemos nelas como continuidade da promessa: o Verbo se faz carne, ainda, e vem habitar entre nós para despertar o nosso amor adormecido, nossa capacidade de acolher, abraçar, amparar quem sofre. Olhemos a Natureza, também agredida, violentada, bombardeada e queimada. O menino que hoje nasce nos convida a renascer em humanidade, cuidar uns dos outros e cuidar do ambiente que nos provê o pão de cada dia. Que o Natal nos traga paz. Que saibamos valorizar o que conquistamos e perseverar no bem. Há muito trabalho a ser feito. Que o Deus Menino nos abençoe e nos ajude a não desistir de sua amorosa seara”, concluiu Marina.
Mesmo quem não compartilha de uma visão espiritual do Natal, ou quem professa outras doutrinas religiosas diferentes do cristianismo, que sejamos todos tocados e tocadas pela beleza da mensagem de amor de um Deus que se revela ao mundo na frágil, e ao mesmo tempo poderosa, forma… pic.twitter.com/ODGLnd59j4 — Marina Silva (@MarinaSilva) December 24, 2023
Já Flávio Dino, que agora é ministro do Supremo Tribunal Federal mas constará na memória coletiva de 2023 como ministro da Justiça e Segurança Pública, postou fotos de um presépio idealizado por São Francisco de Assis e relembrou a mesma passagem bíblica citada por Marina que narra o nascimento do Menino Jesus.
“No Presépio idealizado por São Francisco de Assis reside a mensagem do Natal: o Verbo que se fez carne e habitou entre nós (João 1:14); a fé, a esperança e a caridade (Coríntios 13:13); a humildade (“Aquele que se fizer humilde como esta criança será maior no Reino dos Céus” - Mateus 18:4). FELIZ NATAL”, escreveu Dino
A ministra Nísia Trindade, da Saúde, que herdou um dos ministérios mais destruídos por Bolsonaro, desejou um Feliz Natal para todo o país e lembrou a importância das vacinas para a prevenção contra a Covid-19.
Sonia Guajajara, a inédita ministra dos Povos Indígenas, falou sobre os “encantados” que nos dão “força e sabedoria” para defender a “Mãe Terra”, lembrando as cosmovisões indígenas na sua mensagem natalina. E, por fim, Alexandre Padilha, o ministro-chefe da Secom, avisou que o Palácio do Planalto já está completamente decorado para passar a noite de Natal.