EMOÇÃO

VÍDEO: o discurso de Janja que emocionou Lula no Natal dos Catadores

No evento que é tradição do presidente, primeira-dama relembrou a posse de Lula e o “ano de reconstrução”

Janja e Lula no 20º Natal dos Catadores..Créditos: Ricardo Stuckert/PR
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Lula (PT) e a primeira-dama Janja compareceram, nesta sexta-feira (22), ao 20º Natal dos Catadores, que ocorreu no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF). O evento é tradição desde o início do primeiro mandato de Lula, em 2003.

“Em todos os anos que fui presidente, nunca faltei essa celebração, e mesmo entre mandatos, estive presente sempre que foi possível. As catadoras e os catadores merecem respeito e dignidade no exercício das suas funções. Se tem um trabalhador que atua pelo meio ambiente é o catador. Temos três anos para trabalhar ainda mais para avançar em direitos para essa população. Contem com o governo federal”, celebrou o presidente.

Na ocasião, Janja fez um discurso que emocionou Lula. A primeira-dama lembrou o momento da posse do presidente, em que ele subiu a rampa do Palácio do Planalto acompanhado de representantes de diferentes segmentos da sociedade civil. Quem colocou a faixa presidencial em Lula foi a catadora Aline Sousa, que estava presente no evento e foi citada por Janja.

“Eu fico bem emocionada porque não foi à toa que a Aline estava naquela rampa subindo com o presidente Lula e colocando a faixa nele. Eram vocês todos e todas que estavam lá com ele!”, iniciou.

Janja agradeceu à catadora e lembrou o 8 de janeiro. “Aquele momento [de entrega da faixa] para gente foi muito especial e hoje isso parece que é um fechamento desse ano que foi, como o presidente disse, de muita luta, muita reconstrução. A gente trabalhou muito, eu confesso que eu e ele estamos bem cansados, vamos descansar um pouquinho para no dia 8 de janeiro, que também vai ser um dia muito simbólico, retomar novamente a reconstrução desse país”, disse.

A primeira-dama deixou um “beijo muito carinhoso no coração de todos e todas” e evidenciou as “as companheiras mulheres, que são a maioria das catadoras que estão ali na luta, nas cooperativas, fazendo a reciclagem”. “É um trabalho difícil, é um trabalho árduo”, refletiu.

“Nos três mandatos, dois do presidente Lula e no da presidente Dilma, o movimento conquistou muitas coisas, tivemos muitos avanços. Sabemos que temos muito ainda a caminhar e pode ter certeza que o presidente Lula vai estar do lado de vocês e eu também vou estar ali do lado de todos e todas. Tenham um Natal com muito amor, porque aqui [aponta para si e Lula] é só amor. Tem muito amor para transbordar aí para vocês”, finalizou Janja.