Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (19) mostra que o cenário eleitoral no Brasil segue praticamente inalterado um ano após Lula vencer Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais e ser diplomado para assumir pela terceira vez a Presidência da República.
Segundo a pesquisa, 90% dos eleitores não mudariam o voto e avaliam ter feito a melhor escolha para o Planalto nas eleições de 2022. Apenas 8% se arrependem do voto.
Te podría interesar
O índice é idêntico entre os eleitores que votaram tanto em Lula, quanto em Bolsonaro, mostrando que o país segue dividido após o petista vencer a disputa no segundo turno por 50,9% a 49,1%.
Entre aqueles que votaram em Lula, 40% dizem confiar mais no presidente agora do que durante o processo eleitoral. Outros 41% afirmam que a confiança é a mesma e 19% dizem que confiam menos. No total, 81% daqueles que escolheram o petista para presidente seguem confiando na mudança proposta por ele.
Te podría interesar
O levantamento mostra que 9% dizem ter se arrependido do voto em Lula, enquanto 7% se arrependem de ter votado em Bolsonaro. Entre os bolsonaristas, 36% dizem confiar mais nele agora e 46% dizem que a confiança é a mesma do ano passado. Outros 17% dizem confiar menor.
No total, 30% se declaram petistas e 25% se classificam como bolsonaristas, segundo o Datafolha. A pesquisa ouviu 2.004 eleitores em 135 municípios do Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.