GUILHEREME BOULOS

Marta Suplicy será vice de Guilherme Boulos e volta para o PT?

Tudo indica que sim; o candidato já deixou claro que o PT é o dono do cargo; há resistência no partido, mas Lula a procurou para conversar

Marta Suplicy.Créditos: Waldemir Barreto/Agência Senado
Escrito en POLÍTICA el

Marta Suplicy, ex-prefeita de São Paulo e atual secretária de Relações Externas de Ricardo Nunes, deverá ser a vice na chapa de Guilherme Boulos (Psol). Como em toda campanha que se preze, ninguém confirma. A não ser o caminhar dos fatos.

Do lado do Psol, Boulos deixou bem claro que quem vai indicar o cargo é o PT. Nesta quinta-feira (14), ele reafirmou isto a jornalistas durante encontro com ex-secretários – inclusive da gestão de Marta – que o apoiam.

“A Marta Suplicy foi uma grande prefeita de São Paulo, deixou uma grande gestão, CEU, Bilhete Único, os corredores de ônibus”, disse Boulos. “Agora, desde o princípio, nós colocamos com muita transparência que a definição de vice na minha chapa seria do PT. Isso é uma questão de justiça, inclusive. O PT e o maior partido do Brasil, não vai ter a cabeça de chapa, é natural que indique a vice. Tenho conversado com o PT, com o presidente Lula, e essa decisão deve sair no início do ano que vem”, explicou.

Lula quer

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por outro lado, está com jantar marcado com Marta neste fim de semana em São Paulo. Na mesa, dois assuntos: a volta dela ao PT e o aceite para ser vice na chapa de Boulos. Com relação ao primeiro, ela se mostra receptível.

Há, no entanto, grande resistência por parte de militantes e dirigentes do partido, atolados em um pote até aqui de mágoas com Marta por varias razões, entre elas o voto no Impeachment da então presidenta Dilma Rousseff. Este, assim como vários outros entreveiros entre Lula e seu partido, terá provavelmente o mesmo fim. A vontade de Lula prevalece.

Já com relação a aceitar ser vice na chapa de Boulos, Marta, 78 anos, tem dito a aliados que não quer voltar a ser candidata. A frase, é sempre bom lembrar, é velha conhecida de praticamente todo candidato.

Outro pequeno problema enfrentado por Marta é sua participação no governo de Ricardo Nunes. Nada que uma carta de demissão não resolva.

Posto isto, não será surpresa alguma, assim como cravado na manchete, que Marta será a vice de Boulos.

Boulos anuncia apoio de mais de 50 ex-secretários e ex-subprefeitos

Boulos apresentou na noite desta quinta (14), os nomes de mais de 50 ex-secretários e ex-subprefeitos de São Paulo para dar início à construção de um plano com soluções para a cidade de São Paulo. O evento, que reuniu cerca de 500 pessoas, aconteceu em um auditório lotado no Sindicato dos Engenheiros, na região central da capital paulista.

Boa parte dos gestores é oriunda das administrações de Luiza Erundina, Fernando Haddad e Marta Suplicy, mas também há nomes vindos das administrações de Rodrigo Garcia, Gilberto Kassab e Geraldo Alckmin.

"Todo mundo que esteve na luta contra Bolsonaro, na Frente Ampla, é bem-vindo no nosso barco", disse o deputado. "Nós não vamos fazer um programa de governo para marcar posição, vamos fazer um programa para vencer as eleições", assegurou.