INVESTIGAÇÃO

Rachadinha? Conselho de Ética da Câmara abre processo de cassação de Janones

Caso o conselho decida recomendar a cassação, o fato só ocorrerá com o apoio, no plenário, de ao menos 257 dos 513 deputados

Deputado André Janones.Créditos: Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados instaurou, nesta quarta-feira (13), um processo de cassação contra o deputado federal André Janones, acusado por ex-assessores de praticar rachadinha

O presidente do colegiado, deputado Leur Lomanto Júnior (União-BA), sorteou os três parlamentares que vão compor a lista para a escolha do relator: Guilherme Boulos (PSOL-SP), Sidney Leite (PSD-AM) e Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT).

Janones já está sendo investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR), no dia 4 de dezembro. 

O Conselho de Ética tem caráter consultivo, ou seja, pode apenas fazer recomendações, sem decidir sobre a cassação, que depende de votação no plenário da Câmara, com apoio de pelo menos 257 dos 513 deputados. A discussão ocorrerá em 2024.

Janones é acusado de rachadinha

No dia 27 de novembro, o site Metrópoles divulgou áudios de 2019 em que o deputado, em seu primeiro mandato, pratica a suposta rachadinha. As gravações indicam que ele pediu dinheiro aos assessores para pagar despesas pessoais. Ele negou as acusações.

"Hoje saiu uma matéria, que está sendo espalhada pela extrema direita, que me acusa de rachadinha, coisa que eu nunca fiz. Para isso, eles usaram uma gravação clandestina e criminosa, um áudio retirado de contexto, na tentativa de me imputar um crime que eu jamais cometi. Aproveito para solicitar que o conteúdo criminosamente gravado seja disponibilizado na íntegra e não em edições manipuladas, postadas quase simultaneamente por todas as lideranças de extrema direita", disse.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar