QUEBRA DE DECORO

Zambelli pode ser cassada por associar palestinos a ratos com publicação de cunho nazista

Bancada do PSOL protocolou representação contra a deputada federal bolsonarista junto ao Conselho de Ética da Câmara

A deputada federal Carla Zambelli.Créditos: Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que enfrenta um processo de cassação no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), pode vir a perder o mandato por decisão da própria Câmara. 

Isso porque a bancada do PSOL na Casa protocolou junto ao Conselho de Ética, nesta quarta-feira (8), uma representação contra a parlamentar bolsonarista em que a acusa de quebra de decoro por uma publicação recente na qual associou a população palestina a ratos, utilizando uma imagem que faz clara referência à propaganda nazista. Em última instância, o processo pode culminar na cassação da extremista de direita. 

A ilustração divulgada por Zambelli mostra um rato com uma bandeira da Palestina prestes a ser capturado por uma águia com uma bandeira de Israel e a bandeira dos Estados Unidos nas asas. Ao fundo, havia uma cidade sendo bombardeada. A deputada, diante de fortes críticas, apagou a publicação após algumas horas. 

Veja: 

Reprodução/Redes sociais Carla Zambelli

Na representação contra a deputada, a bancada do PSOL destacou que a Zambelli tem, "de forma sistemática e recorrente, violado a legislação, afrontado os direitos humanos, intentado planos golpistas e propagado fake news e discursos de ódio". 

“As ações da deputada são recorrentes e reincidentes na práticas de crimes pelos quais não se pode invocar a imunidade parlamentar, mas que contemplam a máxima de Einstein: duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. A ideia e desumanidade da deputada ficam patentes. Por isso entramos no Coética mais uma vez contra a parlamentar”, afirmou o deputado Ivan Valente (PSOL-SP).

"A imagem abjeta publicada por Carla Zambelli, que iguala o povo palestino a ratos, contém claríssimo discurso de ódio, xenofobia, racismo, é uma ode ao massacre que ocorre na Faixa de Gaza. É inadmissível”, declarou, por sua vez, a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS). 

“A charge é desrespeitosa, racista e desumaniza o povo palestino. Muito similar às propagandas que a Alemanha Nazista fazia com judeus. Por isso, ela deve responder por quebra de decoro. Sua postura, também nesse caso, é inaceitável”, reforça a presidente do PSOL, Paula Coradi. 

Publicação nazista

A publicação de Carla Zambelli tem claro cunho nazista. Durante o regime de Adolf Hitler na Alemanha (Terceiro Reich), uma das propagandas de ódio mais recorrentes era representar os judeus como ratos.

O nazismo se faz presente na postagem da deputada não só pela forma, mas também pelo conteúdo: ao colocar uma águia "israelense" capturando um roedor "palestino", a bolsonarista, indiretamente, prega o extermínio do capturado, tal qual os nazistas pregavam o extermínio de judeus. 

Fundador do The Intercept Brasil, o jornalista Andrew Fishman, que é judeu, explicou através de imagens o porquê a publicação de Carla Zambelli faz referência direta ao nazismo. 

"Carla Zambelli está usando imagens de cunho nazista para promover o extermínio do 'rato palestino'. Observe que o símbolo da Alemanha nazista tb era a águia. Ontem o rato era um judeu, hoje ele é a águia e o palestino é o rato para Zambelli. Todo o resto é o mesmo", escreveu Fishman. 

Veja a comparação: 

No espaço de comentários, um internauta questionou se o rato utilizado por Zambelli não representaria um integrante do Hamas, e não o povo palestino como um todo. O jornalista, então, explicou que a tática nazista era a mesma. 

"E os 'ratos judeus' eram frequentemente vestidos como banqueiros em desenhos animados. Todos os judeus eram banqueiros? Não, mas é a representação do povo que provocará repulsa. Israel não está bombardeando o Hamas, está arrasando toda a Faixa de Gaza", pontuou. 

A conta da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal) nas redes sociais também condenou de forma dura a postagem da deputada federal e a associou ao nazismo.

“Sim, nós vimos a 'postagem' da Carla Zambelli. Não vamos reproduzir aqui. Estamos fartos de racismo e discurso de ódio contra os palestinos. A imagem representa palestinos como ratos. A estética é nazista, mas aquilo é a mais pura propaganda sionista. Sem tirar nem pôr", ressalta a federação.