O vereador Cici Maldonado (PL) foi assassinado a tiros, na noite de terça-feira (7), em sua residência, no bairro do Gradim, em São Gonçalo (RJ). Ao chegar em sua casa, homens o teriam surpreendido e baleado o político. O parlamentar de 61 anos foi socorrido e levado ao pronto-socorro Central, mas não resistiu aos ferimentos.
A Prefeitura Municipal lamentou a morte de Maldonado e informou que a Polícia Civil investiga o caso. Embora seja contemplada a ocorrência como assalto, também é avaliada a possibilidade de crime com motivação política. O prefeito Capitão Nelson (PL) e o presidente da Câmara Municipal, Lecinho Brandão (MDB), decretaram luto oficial por três dias.
Te podría interesar
"São Gonçalo perde um grande cidadão, amigo, batalhador, íntegro que cumpriu seus deveres e deixará eterna saudade. Não temos mais palavras para expressar todos os nossos sentimentos, pedimos a Deus que conforte os corações dos familiares e amigos neste momento de dor", publicou a Câmara, em nota de pesar.
No perfil de Cici Maldonado no Instagram, a equipe publicou uma nota:
Te podría interesar
Informamos que na noite de hoje que o nosso amigo vereador Cici Madonado, nos deixou de uma forma prematura, fruto de uma tentativa de assalto aonde ceifaram a vida de homem que amava São Gonçalo e doou grande parte da sua vida para ajudar as pessoas.
Quem foi Cici Maldonado
Aldecyr Maldonado, apelidado de Cici, faleceu aos 61 anos e deixou três filhas e esposa com quem esteve casado por 37 anos. Vereador desde 2020, teve passagens como suplente do vereador Josias Muniz (PSC) na Câmara Municipal de São Gonçalo (2009-2010) e do deputado estaudal Amarildo Aguiar (PSL) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Em 2012, foi eleito vereador pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) com 2.987 votos, porém teve seu mandado impedido. O Tribunal Superior Eleitoral (TRE) apontou que um dos partidos da coligação não cumpriu o coeficiente de representatividade feminina.
Eleito em 2020, Cici era presidente da Comissão de Obras do município e acompanhava de perto o andamento do projeto Mobilidade Urbana Verde Integrada (Muvi), que prevê a construção de um corredor viário com faixa exclusiva para transporte público, ciclovias e revitalização de áreas verdes.
O vereador também participou do projeto Inclusão Universitária, que promoveu bolsas para mais de 8 mil alunos em cursos do ensino superior, conforme sua página no Instagram. Cici Maldonado esteve ligado aos projetos de laudo médico definitivo que atesta Transtorno do Espectro Autista (TEA), limpeza do Rio Marimbondo, vigilância com 338 câmeras na Central de Monitoramento da cidade e outras medidas.