POLÊMICA

Ministério da Saúde anuncia medida após "dança erótica" em evento oficial

Pasta vem recebendo críticas de todos os lados por apresentação de dança considerada inapropriada durante atividade governamental em Brasília

"Dança erótica" em evento do Ministério da Saúde gera polêmica.Créditos: /Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

A "dança erótica" realizada durante o 1º Encontro de Mobilização para a Promoção da Saúde no Brasil (Em Prosa), em Brasília, na última quinta-feira (5), segue gerando polêmica. Responsável pelo evento, o Ministério da Saúde, que já havia classificado a apresentação como "inapropriada", anunciou uma medida com relação ao assunto na noite desta sexta-feira (6). 

Em nota oficial, a pasta comandada pela ministra Nísia Trindade informou que, diante do ocorrido, resolveu criar uma curadoria para a organização de eventos oficiais. 

"Diante do lamentável episódio envolvendo uma apresentação artística em evento do Ministério da Saúde, a pasta cria curadoria para organização de eventos oficiais. A curadoria, vinculada ao Gabinete da Ministra, avaliará os eventos propostos por todas as áreas da pasta. A avaliação considerará a adequação das propostas à missão institucional do Ministério da Saúde", diz o comunicado. 

Entenda o caso 

Uma performance artística realizada durante o 1º Encontro de Mobilização para a Promoção da Saúde no Brasil (Em Prosa), evento oficial do Ministério da Saúde, nesta quinta-feira (5), gerou controvérsias e críticas de diversos setores da sociedade. A pasta decidiu quebrar o silêncio e emitiu uma nota oficial para esclarecer o ocorrido nesta sexta-feira (6). 

Durante o evento, uma jovem se apresentou ao som da música de funk "Batcu", realizando uma dança considerada por muitos como "erótica", envolvendo gestos provocativos, tapas nas próprias nádegas e revelando sua roupa íntima sob a saia. Essa apresentação desencadeou uma reação indignada entre conservadores e até mesmo apoiadores do atual governo e setores da esquerda.

Parlamentares chegaram a acionar o Ministério Público em resposta à performance no evento oficial, alegando que a ação era inapropriada para um evento governamental.

Veja vídeo: 

Primeira nota do Ministério da Saúde sobre a "dança erótica"

Em um comunicado oficial, o Ministério da Saúde se pronunciou sobre o incidente, esclarecendo que a apresentação em questão foi uma das sete realizadas por grupos artísticos durante o evento. O órgão federal admitiu que membros da pasta foram surpreendidos pela performance e a classificaram como "inapropriada".

A nota divulgada pelo Ministério da Saúde destaca: "O Ministério da Saúde lamenta pelo episódio isolado, que não reflete a política da Secretaria e nem os propósitos do debate sobre a promoção à saúde realizados no encontro, e adotará medidas para que não aconteça novamente."

Leia a íntegra: 

"Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde promoveu o 1º Encontro de Mobilização para a Promoção da Saúde no Brasil (Em Prosa). O objetivo do evento é apoiar a implementação e a gestão participativa da Política Nacional de Promoção da Saúde a partir do compartilhamento de experiências e da ampliação do diálogo entre gestores e trabalhadores de diferentes estados, com momentos dedicados à diversidade cultural.

A programação contou com a participação de 07 grupos artísticos nos seus intervalos. Uma das apresentações surpreendeu pela coreografia inapropriada.

O Ministério da Saúde lamenta pelo episódio isolado, que não reflete a política da Secretaria e nem os propósitos do debate sobre a promoção à saúde realizados no encontro, e adotará medidas para que não aconteça novamente.

Ministério da Saúde"