Em declaração à Globonews, uma testemunha que estava no mesmo quiosque na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde três médicos foram assassinados na madrugada desta quinta-feira (5) - entre eles Diego Ralf Bomfim, irmão de Sâmia Bomfim (PSOL-SP) -, afirmou que "foi simplesmente uma execução".
Além de Diego, morreram Marcos de Andrade Corsato, de 62 anos, e Perseu Ribeiro Almeida, de 33 anos. Daniel Sonnewend Proença, de 32 anos, foi atingido por três tiros e foi levado com vida para o Hospital Municipal Lourenço Jorge.
Te podría interesar
Segundo a testemunha, os homens armados e vestidos de preto, o crime aconteceu em cerca de 30 segundos.
"Não teve conversa, não teve voz de assalto, nem nada. Simplesmente chegaram e atiraram. E foi muito, muito rápido. Em questão de 30 segundos já tinha acontecido tudo. Foi simplesmente uma execução", disse a testemunha.
Te podría interesar
"Então a gente percebeu que não foi um assalto exatamente. E aí já tinham ido embora, acho que eram dois ou três", emendou.
As imagens mostram que três homens vestidos de preto desceram de um carro branco em frente ao quiosque e iniciaram os disparos. No total, foram cerca de 30 tiros. Um dos criminosos ainda voltou para efetuar mais disparos - veja aqui.
Execução
Devido às características de execução e ao fato de uma das vítimas ser irmão da deputada Sâmia Bomfim e do parlamentar carioca Glauber Braga, internautas relacionaram o caso ao assassinato de Marielle Franco, que era vereadora pelo PSOL do Rio de Janeiro.
Para muitos internautas, a execução do irmão de Sâmia Bomfim e dos outros dois médicos foi uma tentativa de atingir politicamente a deputada e seu marido, Glauber Braga.
O ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou à Polícia Federal (PF) que acompanhe as investigações sobre o assassinato.
"Em face da hipótese de relação com a atuação de dois parlamentares federais, determinei à Polícia Federal que acompanhe as investigações sobre a execução de médicos no Rio. Após essas providências iniciais imediatas, analisaremos juridicamente o caso. Minha solidariedade à deputada Sâmia, ao deputado Glauber e familiares", escreveu Dino na X, antigo Twitter.
Ortopedia e Traumatologia
Em nota, o Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) disse que recebeu com consternação a notícia do falecimento dos profissionais.
Um deles era médico assistente do grupo de Tornozelo e Pé da instituição e outros dois foram residentes do Instituto.
"O Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP recebeu com consternação a notícia do falecimento de Marcos de Andrade Corsato, médico assistente dedicado e atuante do grupo de Tornozelo e Pé da instituição, bem como dos ex residentes Diego Ralf Bomfim e Perseu Ribeiro Almeida. O IOT- HCFMUSP estende as condolências aos familiares e amigos."
Eles estavam na cidade para participar de um congresso internacional de ortopedia. A Polícia Civil do RJ acredita em execução, já que nada foi levado, e os criminosos chegaram atirando.