UNICAMP

VÍDEO: professor avança com faca para cima de aluno da Unicamp

Universidade está em greve contra a implementação do ponto eletrônico; alunos e funcionários fazem manifestação

Professor com faca agride aluno.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en POLÍTICA el

Um professor com uma faca em punho foi filmado ao avançar pra cima de um aluno durante a greve dos funcionários da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), deflagrada nesta segunda-feira (2), contra a implementação do ponto eletrônico na universidade.

Segundo o Horto News, dois seguranças da universidade agiram com rapidez e ninguém ficou ferido. A polícia foi acionada e atendeu à ocorrência.

Gustavo Bispo, diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da instituição, afirmou que, além dele, outro estudante também foi agredido pelo docente. A informação foi divulgada pelo G1.

“Quando a gente tava tentando conversar e fazer um diálogo sobre a a paralisação que está acontecendo, esse professor veio pra cima de mim, segurou no meu braço e me jogou no chão”, disse Bispo. “Levantou uma faca tentando me esfaquear, a mim e um outro estudante, que tentou correr daquele espaço também”.

Bispo e o professor, ainda não identificado, foram para o 7º DP de Campinas para prestar depoimento. Não há informações sobre feridos.

Nota da reitoria

A reitoria da Unicamp disse através de nota que irá abrir um procedimento administrativo contra o professor. A universidade afirmou repudiar os atos de violência praticados no campus de Barão Geraldo, e pede calma e serenidade para que os conflitos sejam resolvidos de forma adequada.

"A conduta do docente, para além do inquérito policial instaurado, será averiguada por meio dos procedimentos administrativos adequados e serão tomadas as medidas cabíveis", afirma a reitoria.

"Ressalte-se, ainda, que a reitoria vem alertando que a proliferação de atos de violência com justificativa ou motivação política não é salutar para a convivência entre diferentes", encerra.

A greve

Além da revogação do ponto eletrônico, os grevistas reivindicam também outras questões, como a mudança na data de pagamento dos salários e o auxílio nutrição para aposentados.

No boletim divulgado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU), a categoria afirma que o projeto “fere a autonomia universitária e o trabalho qualitativo do funcionalismo público”.

Ato em apoio às greves em São Paulo

Trabalhadores e estudantes da Unicamp fazem nesta terça-feira (3), um ato em apoio às greves realizadas em São Paulo. Eles protestam contra a privatização de órgãos estaduais e a precarização das instituições públicas de ensino.

Segundo seguranças, as ações começaram por volta das 7h. Houve pontos de bloqueio nas entradas para veículos até 9h, quando o tráfego foi liberado. Apesar disso, os motoristas podem encontrar trânsito intenso e lentidão na entrada do distrito de Barão Geraldo.

O Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU) informou ao g1 que a manifestação também reforça os pedidos por aumento no vale-refeição, abono e contra a instalação de ponto eletrônico, que motiva uma greve desde agosto. Porém, nega a realização de bloqueios.

Temas