LUIZ INÁCIO AVISOU

VÍDEO: A profecia de Lula sobre o "fim do casamento" entre Moro e Globo, feita em 2017

Presidente, naquela época, sofria o ápice da perseguição midiática e judicial e, frente a frente com o ex-juiz, profetizou o que aconteceria mais de 5 anos depois

Lula durante depoimento a Moro, em 2017.Créditos: /Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Como já cantavam Os Paralamas do Sucesso, "Luiz Inácio falou, Luiz Inácio avisou". Um vídeo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de 2017, de uma das ocasiões em que ficou frente a frente com o ex-juiz e hoje senador Sergio Moro (UB-PR) para prestar depoimento no âmbito de investigações da operação Lava Jato, vem viralizando nas redes sociais desde a última segunda-feira (2). 

O motivo para o vídeo ter sido resgatado é o fato de que Moro passou a atacar a Globo, emissora que chegou a o agraciar com um prêmio que o transformou em "herói" anticorrupção, pelo fato da gigante da comunicação estar, desde a semana passada, noticiando os escândalos sobre o ex-juiz denunciados pelo ex-deputado estadual Tony Garcia ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

Recentemente, Tony Garcia entregou ao STF documentos explosivos que mostram uma suposta tentativa de Moro de investigar ilegalmente desembargadores, juízes e ministros do STJ, incluindo o uso de grampos. Esses documentos faziam parte de um acordo de colaboração premiada entre Garcia e Moro em 2004, originalmente mantidos em sigilo na 13ª Vara Federal de Curitiba. No entanto, o juiz Eduardo Appio levantou o sigilo, permitindo que Garcia tivesse acesso e entregasse os materiais ao STF com o objetivo de anular as ações de Moro contra ele.

Os documentos revelam cerca de 30 tarefas atribuídas a Garcia por Moro como parte do acordo para evitar sua prisão. Essas tarefas incluíam investigações de autoridades paranaenses com foro privilegiado, usando métodos questionáveis, pois estavam fora da jurisdição de Moro como juiz. 

Moro, então, foi às redes sociais para negar as acusações e dizer que o site G1, da Globo, estaria reverberando  "mentiras" para "fabricar um falso escândalo". O ex-juiz ainda tentou ensinar ao site de "como se produz matéria jornalística correta". 

A profecia de Lula 

Em 2017, ápice da perseguição judicial e midiática sofrida por Lula, o presidente prestou um depoimento ao então juiz Sergio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba no âmbito de investigações da Lava Jato que era alvo. Pouco mais de um ano depois, o mandatário, à época sem cargo na política, viria a ser preso

Em um dos trechos da oitiva, Lula resolveu dar um "aviso" a Moro. O presidente disse, na ocasião, ao já antever que as reportagens na mídia sobre sua investigação eram pautadas pelos próprios procuradores da Lava Jato em conluio com o ex-juiz, como se observou depois através da Operação Spoofing, que "os ataques" ao magistrado, caso houvesse qualquer sinalização de que, no futuro, seria absolvido, "serão bem maiores"

Em outras palavras, o presidente "profetizou" o "fim do casamento" entre Moro e a Globo

"O vazamento de conversas com milhar mulher e dela com meus filhos foi o senhor que autorizou (...) Então, deixa eu lhe falar uma coisa, doutor: espero que essa nação nunca abdique de acreditar na Justiça. Agora, eu gostaria de te avisar uma coisa: esses mesmos que me atacam hoje, se tiverem sinais de que eu serei absolvido, prepare-se, porque os ataques ao senhor vão ser muito mais fortes, porque eles sabem que até ministro da Suprema Corte não pensa como pensa a imprensa brasileira", disparou Lula. 

Assista à cena: 

 

Temas