PARANÁ PESQUISAS

Michelle Bolsonaro é incluída em pesquisa para vaga de Moro no Senado

Paraná Pesquisas coloca Michelle na disputa após estranha movimentação de Bolsonaro

Michelle Bolsonaro foi implantada em pesquisa da Paraná Pesquisas para Senado do ParanáCréditos: Carolina Antunes/PR
Escrito en POLÍTICA el

O Instituto Paraná Pesquisas divulgou uma análise de intenção de votos para a vaga do senador Sergio Moro (União Brasil), que está prestes a ser cassado do seu cargo.

O que surpreende na pesquisa é a presença de Michelle Bolsonaro, esposa do ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que chegou a ser cotada como sucessora do bolsonarismo na corrida presidencial de 2026.

Na semana passada, a coluna de Bela Megale, do jornal O Globo, apontou que o ex-presidente inelegível apoiava a entrada de sua esposa na corrida.

O problema é que Michelle Bolsonaro sequer tem domicílio eleitoral no Paraná, o que pode tornar a corrida impossível. A presença dela no Senado, porém, poderia protegê-la de processos judiciais, garantindo foro privilegiado à ex-primeira-dama.

A cassação de Sergio Moro sequer foi confirmada - e Michelle sequer tem domicílio paranaense -, mas as pesquisas do Paraná Pesquisas já apontam para uma possível vitória da presidenta do PL mulher na corrida.

Michele Bolsonaro venceria a corrida em todos os cenários em que foi inserido. No primeiro,  ganharia com 35%, contra 24% de Alvaro Dias, 16% de Gleisi e 7% de Rosangela Moro.

No segundo cenário, sem Rosangela, vence com 39%. No terceiro, sem Alvaro Dias e Rosangela, vence com 44,3% das intenções de voto. 

As pesquisas sem Michelle mostram Alvaro Dias (29%) e Rosangela Moro (17%) e Gleisi com 16%.

A pesquisa foi feita com 1556 eleitores em 72 municípios durante os dias 19 a 23 de outubro de 2023. Segundo o Paraná Pesquisas, o nível de confiança é de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5 pontos percentuais.