INELEGÍVEL

Bolsonaro ataca ministro Benedito Barbosa, do TSE, que votou por nova condenação

O ministro foi o relator da primeira ação que deixou o ex-presidente inelegível por oito anos

Jair Bolsonaro.Créditos: Valter Campanato/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Jair Bolsonaro publicou no X (antigo Twitter) uma imagem em que ataca a decisão do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Benedito Barbosa, após o magistrado votar a favor de uma nova condenação ao ex-presidente. “Missão dada é missão cumprida”, afirma no post.

Nesta quinta-feira (26), o ministro e relator do caso votou pela declaração de inelegibilidade do ex-presidente por oito anos, além de aplicação de multa no valor de R$ 425,6 mil. A votação foi suspensa após três votos divergentes.

Barbosa também votou pela aplicação de multa no valor de R$212,8 mil para o general Braga Netto, que foi vice de Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2022. O ministro, porém, não votou pela inelegibilidade do candidato

Nova condenação

O novo processo contra Jair Bolsonaro diz respeito ao uso eleitoral do evento do Bicentenário da Independência. De acordo com os autores da ação, que são o partido PDT e a senadora Soraya Thronicke, o ex-presidente cometeu abuso de poder político e econômico ao fazer propaganda eleitoral no evento, conduta proibida a agentes públicos nas eleições.

O julgamento das acusações começou nesta terça-feira (24), e votaram os ministros Benedito Gonçalves e Floriano Marques a favor da condenação de Bolsonaro; e Raul Araújo votou contra.