VIOLÊNCIA E POLÍTICA

Abalada com assassinato do irmão, Sâmia Bomfim se licencia do cargo de deputada federal

Afastamento é por tempo indeterminado e foi anunciado nas páginas da parlamentar; Equipe do mandato segue trabalhando

Sâmia Bomfim (Psol-SP).Créditos: Alan Rones/Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

Abalada com o assassinato do irmão, a deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP) anunciou em suas redes sociais nesta terça-feira (24) que ficará de licença do cargo por tempo indeterminado. A parlamentar está de luto desde o último dia 5 de outubro, quando seu irmão Diego Ralf de Souza Bomfim foi executado a tiros junto com mais dois amigos médicos, Marco de Andrade Corsato e Perseu Ribeiro de Almeida, em um quiosque na orla da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O trio estava no Rio para participar de um congresso.

Segundo investigações da Polícia Civil, um dos amigos de Diego teria sido confundido com um miliciano, motivando a ação dos pistoleiros do Comando Vermelho. Os autores chegaram a publicar imagens do suposto inimigo morto, mas acabaram mortos pela própria facção após o caso tomar as páginas da imprensa de todo o país e o fatal 'engano' ficar constatado.

A nota publicada pelo mandato de Sâmia diz que o afastamento se deu justamente por conta do episódio e que, mesmo com a titular afastada, a equipe continua trabalhando para buscar Justiça para Diego, Marco e Perseu.

“A deputada Sâmia Bomfim agradece novamente toda a solidariedade a ela e sua família diante do assassinato bárbaro de seu irmão, Diego Bomfim, e seus dois amigos e colegas de profissão. Em decorrência da situação, Sâmia encontra-se em licença de suas atividades parlamentares por tempo indeterminado. Em Brasília e em São Paulo, nosso mandato segue trabalhando e construindo as lutas por justiça social e em defesa do povo”, diz a nota.

A equipe ainda anuncia que retomará, aos poucos, as atividades nas redes sociais.

“Fortalecemos a luta por um modelo de sociedade em que o combate ao crime seja feito com inteligência e efetividade e no qual a segurança pública, assim como todas as áreas sociais, seja valorizada e garantida, respeitando os direitos de todas e todos”, finaliza a nota.

Nascida em Presidente Prudente, no interior de São Paulo, em 1989, Sâmia é formada em Letras pela Universidade de São Paulo e servidora da mesma instituição. Iniciou sua vida política no Centro Acadêmico do seu curso e, em janeiro de 2017, tomou posse como vereadora de São Paulo. Dois anos depois, em 2019, deu início ao seu primeiro mandato como deputada federal, cargo para o qual foi reeleita em 2022.