LULA

Médicos avaliam dar alta a Lula três dias depois da cirurgia

Segundo boletim emitido na manhã deste domingo, Lula já "caminhou, subiu e desceu escadas" e passou a última noite "estável"

Lula em Luis Gomes, no Rio Grande do Norte.Créditos: Ricardo Stuckert/PR
Escrito en POLÍTICA el

A equipe médica do hospital Sírio-Libanês, de Brasília, avalia a possibilidade de dar alta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já neste domingo (1º), apenas três dias depois de ser submetido a duas cirurgias.

Segundo boletim emitido na manhã deste domingo, Lula já "caminhou, subiu e desceu escadas" e passou a última noite "estável".

"O paciente Luiz Inácio Lula da Silva, submetido em 29/9 a cirurgia de artroplastia total de quadril à direita e também a blefaroplastia, passou a noite estável e segue em recuperação. Caminhou, subiu e desceu escadas, com assistência fisioterapêutica. As equipes médicas do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, da Dra. Ana Helena Germoglio e Prof. Dr. Giancarlo Cavalli Polesello, responsáveis pelo seu cuidado, avaliam a possibilidade de alta ainda para o dia de hoje", diz o boletim.

Coletiva após a cirurgia

A equipe médica do presidente Lula (PT), que cuidou da sua cirurgia de artroplastia no quadril na última sexta-feira, reuniu a imprensa logo após o procedimento para revelar o estado de saúde do presidente. Segundo o Roberto Kalil, cardiologista e médico pessoal de Lula, tudo ocorreu normalmente e o petista poderá voltar para o Palácio do Alvorada já na próxima terça-feira (3).

“O presidente foi submetido a uma cirurgia no quadril, com a colocação de uma prótese. O procedimento transcorreu sem intercorrências, o presidente está acordado, indo para a recuperação pós-anestésica e, nas próximas horas, irá para um quarto”, disse Kalil em coletiva de imprensa.

“O presidente tem boa musculatura e é extremamente saudável. Ele tinha uma artrose importante, que ocorre quando há um desgaste da cartilagem. Quando essa capa de cartilagem desaparece, começa a haver atrito entre os ossos ligados por ela. A artrose dele era bastante proeminente. Agora, depois da cirurgia, a tendência é que as dores ele sentia vão sendo amenizadas. A previsão é que após a décima ou décima segunda semana ele já não sinta mais dores e possa trabalhar normalmente. Muito provavelmente a cirurgia será bem sucedida no que diz respeito à dor que ele sente, mas isso demanda tempo de cicatrização,” revelaram os médicos.

Após a alta médica, Lula deve ser levado para o Palácio do Alvorada de onde fica despachando durante o período de recuperação. Além da artroplastia de quadril, Lula também fez um pequeno procedimento estético para corrigir um problema na pálpebra.

O presidente deve ficar pelo menos 6 semanas sem sair de Brasília. Após esse período poderá viajar novamente. Nesse contexto, tudo indica que a próxima viagem do presidente será no fim de novembro, quando irá para a COP28 nos Emirados Árabes. Em seguida, tem uma visita à Alemanha agendada para reunir-se com o chanceler Olaf Scholz.

Assista a coletiva da equipe médica

O que é artroplastia de quadril

A artroplastia do quadril, também conhecida como artroplastia, é um tratamento cirúrgico em que a articulação do quadril é substituída por uma prótese metálica.

Este procedimento é seguro e eficaz no alívio da dor, melhorando a mobilidade e ajudando os pacientes a desfrutarem de suas atividades diárias.

A cirurgia é normalmente recomendada quando a articulação do quadril é danificada por artrite — como é o caso de Lula —, fraturas ou outros problemas, tornando atividades comuns como caminhar, sentar e ficar em pé difíceis e dolorosas.

O procedimento envolve a remoção ou substituição de parte da articulação do fêmur por uma prótese metálica. Quem é submetido a esta cirurgia, como Lula, deve fazer diversas sessões de fisioterapia para recuperar o movimento do quadril com tranquilidade.