MAIS UM...

Fim da mamata: General que era figura-chave para Bolsonaro é demitido por Lula

Petista anunciou saída de militar que recebia R$ 50 mil em “cargo” no exterior e que é pai de outro fardado envolvido em escândalos do antigo governo

Créditos: Apex/Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

A ‘desbolsonarização’ promovida pelo governo Lula (PT) segue a todo vapor e agora o demitido é um general da reserva que era figura-chave na antiga gestão. Mauro César Lourena Cid, que se formou junto com Jair Bolsonaro (PL) na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em 1977 e que seguiu sendo seu amigo íntimo, estava lotado no escritório e Miami, nos EUA, da Apex, uma agência governamental voltada para o comércio exterior.

O “cargo” na Flórida rendia um salário em dólar equivalente a R$ 50 mil e estava sob comando de Lourena Cid desde 2019. O general já sabia que seria removido do posto, visto que o ex-governador do Acre Jorge Viana já tinha sido anunciado para o cargo por Lula.

Lourena Cid é o pai do tenente-coronel Mauro César Barbosa Cid, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro que acabou se tornando o pivô de escândalos sobre o pagamento das contas pessoais do antigo presidente e também por conta do uso do cartão corporativo. Barbosa Cid acabou sendo também pivô da demissão então comandante do Exército, general Júlio César Arruda, que ao se negar a desfazer a nomeação do tenente-coronel para o comando de um batalhão das Forças Especiais entrou em rota de colisão com o novo governo.