Os vídeos inéditos sobre a ação terrorista desencadeada por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) na Praça dos Três Poderes exibidos pelo Fantástico na noite deste domingo (15) mostram que as ações adotadas pelo governo Lula foram imprescindíveis, segundo o ministro da Justiça, Flávio Dino, que fez o comentário nas redes sociais.
Entre as ações adotadas pelo governo citadas pelo ministro está a intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal (DF) e a prisão de cerca de 1,5 mil bolsonaristas que participaram dos atos, que destruíram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o edifício-sede do Supremo Tribunal Federal (STF).
Te podría interesar
"As imagens exibidas pelo Fantástico mostram a imprescindibilidade das medidas adotadas desde a tarde do domingo: intervenção federal no DF; cerca de 1.500 pessoas presas; buscas e apreensões; ações de indenização. E as investigações estão apenas começando e não vão parar", escreveu Dino ao final da noite de domingo.
Rastro de destruição
A primeira cena exibida pelo Fantástico, em que um dos bolsonaristas atira um extintor de incêndio em uma vidraça foi gravada às 15h26. Apenas seis minutos depois é possível ver o momento exato em que o Relógio de Baltazar Martinot é destruído.
Te podría interesar
O relógio de pêndulo é datado do século XVII e foi presenteado a Dom João 6º em 1808. O autor da obra era o relojeiro oficial do então Rei da França, Luís XIV. Só existiam, no mundo, dois relógios feitos por Martinot: um está no Palácio de Versalhes, na França, e o outro acabou sendo completamente destruído por fascistas.
No vídeo ainda é possível ver o momento em que o quadro ‘As Mulatas’, de Di Cavalcanti, é esfaqueado pelos bolsonaristas - veja vídeo.
Ao Fantástico, o interventor federal Ricardo Cappeli, que está à frente da Segurança Pública do Distrito Federal, informou que 44 policiais militares ficaram feridos após operação que retirou os bolsonaristas do local e fez uma denúncia: “Os policiais enfrentaram pessoas treinadas para o conflito, havia até gente com luvas específicas para devolver granadas”.