A nova etapa de investigação por parte do Ministério da Justiça e da Polícia Federal (PF) sobre o ataque terrorista ocorrido no último domingo (8) se dá sobre os financiadores e mentores intelectuais da tentativa de golpe.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é apontado como o principal mentor do ataque terrorista aos Três Poderes da República, no Distrito Federal, que visava dar um golpe de Estado e instituir uma ditadura fundamentalista.
Te podría interesar
Mas, para além das análises conjunturais sobre os responsáveis pelo ataque terrorista, levantamento DataFolha divulgado nesta quinta-feira (12) revela que para a maioria dos cidadãos brasileiros o ex-presidente é responsável pela tentativa frustrada de golpe.
Segundo dados do Datafolha, 55% dos brasileiros consideram que Jair Bolsonaro teve responsabilidade pelo ataque terrorista em Brasília.
Te podría interesar
O Datafolha entrevistou 1.214 pessoas em todo o país.
Cerco se fecha contra Bolsonaro nos EUA: congressistas querem deportação e ação do FBI
Jair Bolsonaro pode estar com seus dias de "férias" na Flórida (EUA) contados. Além das ações de deputados brasileiros para que o governo estadunidense mande o ex-presidente de volta para casa e, assim, seja investigado por crimes a ele imputados, agora congressistas do país da América do Norte também lançam ofensiva contra o extremista.
Nesta quinta-feira (12), 46 deputados e deputadas do Partido Democrata enviaram ao presidente Joe Biden um ofício em que solicitam a revogação de qualquer visto que Bolsonaro porventura tenha para estar vivendo no país e, desta maneira, seja deportado, além de investigação do FBI sobre suposta articulação do ex-presidente, em território norte-americano, que possa estar por trás dos atos terroristas em Brasília no último domingo (8).