A notícia da morte da rainha Elizabeth II do Reino Unido, nesta quinta-feira (8), aos 96 anos, bem em meio ao período eleitoral brasileiro, trouxe à tona um vídeo de 13 anos atrás, registrado em Londres após uma reunião do G20, no qual o ex-presidente Lula (PT) aparece ao lado da monarca na foto oficial do encontro dos líderes mais poderosos do planeta.
A veiculação, à época, foi feita no programa Brasil Urgente, da Band, apresentado por José Luiz Datena, que se impressiona com o lugar de honra destinado ao presidente brasileiro. Barack Obama, então presidente dos EUA, a mais poderosa superpotência da Terra, fica de pé, na segunda fila, enquanto Lula senta junto à anfitriã e seu primeiro-ministro naquele momento, o trabalhista Gordon Brown.
Te podría interesar
“O Lula ganhou um lugar de honra ao lado da rainha da Inglaterra... Me dá as imagens... Ó lá... O Lula sentado, à direita dela tá o ministro britânico, e o Barack Obama tá atrás do Lula na foto do G20, dos países mais poderosos do mundo... É o Lula, ao lado da rainha Elizabeth, em Londres... O rei saudita lá do outro lado e o Barack Obama atrás do Lula... Olha o sorriso do Lula”, diz Datena, impressionado com o espaço respeitável reservado a um presidente brasileiro.
As imagens explodiram nas redes e fizeram muitos internautas compararem aquele país dirigido por Lula, há pouco mais de uma década, com a situação de isolamento total do Brasil governado por Jair Bolsonaro (PT), que com seu ex-ministro de Relações Internacionais, Ernesto Araújo, se gabam de a nação ter se tornado “um pária” internacional.
Veja o vídeo: