A nova rodada de levantamentos do Ipec (antigo Ibope) nos estados, divulgada na noite desta sexta-feira (30), mostrou que o ex-presidente da República Fernando Collor (PTB) amarga um duríssimo quarto lugar na disputa pelo governo de Alagoas, unidade federativa que já chefiou, entre 1987 e 1989, antes de chegar ao Palácio do Planalto.
Os números mais recentes da pesquisa mostram Paulo Dantas (MDB) liderando a disputa, com 41%, 11 pontos a mais que na última sondagem, seguido por Rodrigo Cunha (UB), que com um ponto acrescido chegou a 21% das intenções de voto.
Na terceira posição vem Rui Palmeira (PSD), que cresceu três pontos e atingiu 14% da preferência dos entrevistados, à frente de Collor (PTB), o quarto, que após despencar 8 pontos ficou com 12%, sua pior colocação durante todo o período eleitoral.
Vestiu a camisa
O antigo chefe de Estado brasileiro, o primeiro democraticamente eleito após os 21 anos da Ditadura Militar e dos quatro anos de governo de José Sarney, civil alçado ao cargo de forma indireta, nos últimos tempos se bandeou para os lados do presidente Jair Bolsonaro (PL), adotando inclusive seus trejeitos extremistas.
Em junho deste ano, Collor compareceu a uma entrega de unidades de moradia popular em Alagoas e, do palanque, berrava descontroladamente o nome do atual mandatário, o que chamou a atenção de quem acompanhava o evento.