O Instituto Travessia e o jornal O Globo selecionaram um grupo de eleitores indecisos para acompanhar o debate na Globo, que ocorreu na noite desta quinta-feira (30).
Coordenados pelo cientista político Renato Dorgan, o trabalho com o grupo de indecisos revelou que eles sentiram incômodos com as trocas de ofensas entre os candidatos e elogiaram os momentos que foram mais propositivos.
Te podría interesar
Para o grupo, o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Bolsonaro (PL), ao se atacarem, "saíram perdendo".
Já a candidata do MDB, Simone Tebet, e o representante do partido Novo, Felipe D'Avila, foram elogiados por focarem as suas respectivas intervenções em propostas.
Te podría interesar
O candidato do PTB, o Padre Kelmon foi o mais criticado e liderou as menções negativas entre os indecisos, que afirmaram que, em alguns momentos, ficaram "impacientes" com a postura dele.
Os participantes do estudo tinham entre 21 e 60 anos, das classes B, C e D. Quatro deles revelaram tendência em votar no Lula na pesquisa estimulada, outros quatro em Bolsonaro, dois em Ciro Gomes e dois em Simone Tebet. Três participantes permaneceram indecisos.
Um dos momentos em que o grupo revelou ter sido o mais descontraído foi quando Lula disse a Ciro Gomes que ele estava nervoso.
Outro dado interessante é que as mulheres manifestaram desconforto com a forma rude que Bolsonaro tratou Simone Tebet durante a discussão sobre políticas para o meio ambiente.