PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA BOLSONARISTA

Sete de Setembro: STF tem plano até para resgate de ministros com helicópteros em caso de ataque

Veja as medidas Do Supremo Tribunal Federal para o 7 de Setembro bolsonarista. Preparativos lembram os de uma guerra

Tropas preparam-se para o 7 de Setembro.Créditos: STF
Escrito en POLÍTICA el

O Supremo Tribunal Federal terá uma segurança para o Sete de Setembro em Brasília, quando bolsonaristas prometem ocupar a capital federal, nos moldes de uma preparação para guerra.

O esquema de proteção dos edifícios da Corte e de seus ministros foi planejado levando em conta diferentes situações, incluindo as piores. O cenário mais grave considera a hipótese de tentativas de ataque a ministros.  Estão prontos planos para resgatar os ministros onde quer que estejam, e levá-los até um lugar seguro, com a utilização até de helicópteros. 

O efetivo mobilizado para a segurança do STF será 70% maior que em 2021. A segurança do 7 de Setembro está sendo avaliada em conjunto pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, Polícia Militar, Polícia Legislativa da Câmara e do Senado, Polícia Judicial do STF, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Departamento de Trânsito (Detran DF), Corpo de Bombeiros e outras instituições.

Em reunião nesta quinta-feira (1), representantes dos manifestantes pediram autorização para se posicionar, na tarde do dia 7, diante dos prédio do STF e do Congresso Nacional, mas foram informados que isso não será permitido. Os manifestantes ficarão bloqueados perto do Itamaraty.

Bloqueios

Caminhões serão proibidos de entrar na Esplanada dos Ministérios. Para impedir que veículos furem os bloqueios, como aconteceu em 2021, o Eixo Monumental, a via que leva à Praça dos Três Poderes, terá blocos de concreto e as forças de segurança usarão caminhões como barreira. O trânsito de veículos estará proibido a partir da próxima segunda-feira (5).

A Polícia Militar terá um grupo da tropa de choque no STF todo o tempo. Em torno da sede do Supremo o voo de drones estará proibido e será utilizada pela primeira vez uma barreira antidrone com sensores que detectam o equipamento.  

A direção administrativa do STF orientou os ministros a não informarem publicamente onde passarão o feriado. 

Os onze integrantes da Corte terão à disposição grupos de agentes de segurança treinados. A segurança do ministro Alexandre de Moraes é a que mais inspira preocupação, como em 2021, por ele ser o principal alvo dos ataques de Bolsonaro.

Dos 11 ministros, o único que indicou onde estará é o presidente da Corte, Luiz Fux. Ele deverá ficar em Brasília, justamente para monitorar as manifestações e para reagir institucionalmente em caso de necessidade.

Uma indicação do vigor e agressividade dos bolsonaristas é a previsão de ocupação de 100% da rede hoteleira de Brasília.

______

Com informações de Rodrigo Rangel e Guilherme Amado, do Metrópoles, de Rubens Valente, da Agência Pública, e de ,Gabriela Coelho da CNN.