ELEIÇÕES 2022

Datafolha no RJ: Cláudio Castro lidera e deve disputar segundo turno com Marcelo Freixo

Principal adversário à reeleição do atual governo, Freixo tem 31% dos válidos e espera aglutinar votos de PDT e nanicos para vencer disputa

Cláudio Castro (PL) e Marcelo Freixo (PSB). Cláudio Castro (PL) e Marcelo Freixo (PSB).Créditos: Rogério Santana/Governo RJ e Valter Campanato/AgenciaBrasil
Escrito en POLÍTICA el

Em pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (29) sobre as intenções de votos ao governo do Rio de Janeiro, o atual governador Cláudio Castro (PL) aparece com 36% das intenções de votos e 44% dos votos válidos, enquanto seu principal adversário, Marcelo Freixo (PSB), obteve 26% dos totais e 31% dos válidos. Caso o cenário demonstrado se concretize, as eleições fluminenses devem apresentar um vencedor apenas no segundo turno, em 30 de outubro.

Além dos dois principais candidatos, Rodrigo Neves (PDT) é o terceiro colocado nas pesquisas 11% das intenções de votos. Ele é seguido por Paulo Ganime (Novo) com 4%, Cyro Garcia (PSTU) com 3%, Wilson Witzel (PMB) com 2%, Eduardo Serra (PCB) com 2%, Juliete Pantoja (UP) com 2% e Luiz Eugênio (PCO) com 1%. As porcentagens são de votos válidos e excluem votos em branco, nulos e indecisos.

Para o segundo turno, a principal aposta de Freixo para uma virada será a de aglutinar os votos dos partidos identificados com a esquerda ou o progressismo. Somando PDT, PSTU, PCB, UP e PCO, seriam cerca de 19% dos votos válidos com possibilidades de irem para Freixo.

Por enquanto, o segundo turno mostra uma vitória de Castro com 46% dos votos contra 38% de Freixo. Brancos e nulos somariam 12% e 4% são os que se declararam indecisos. 12% disseram que ainda podem mudar o voto, contra 35% na última consulta. Cerca de 70% do eleitorado já está decidido.

A pesquisa entrevistou 1500 eleitores em 44 cidades fluminenses entre 27 e 29 de setembro de 2022. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou menos e o nível de confiança é de 95%.

Senado

Na disputa para o Senado, que não prevê segundo turno e só tem uma cadeira disponível neste ano, o ex-jogador Romário (PL) lidera com 37% das intenções de votos. Ele é seguido por Alessandro Molon (PSB) com 18%, Clarissa (UB) com 16%, Daniel Silveira (PTB) e André Ceciliano (PT) com 10% cada, além do Cabo Daciolo (PDT) com 7%. Os demais candidatos pontuaram abaixo de 1%.

*Com informações do jornal da Folha.