ELEIÇÕES 2022

Datafolha: 46% dos eleitores de Ciro admitem que podem mudar o voto; 36% deles migrariam para Lula

Maioria dos eleitores "voláteis" tem Lula como segunda opção; 85% estão totalmente decididos

Lula e Ciro no debate da Band.Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa Datafolha sobre a disputa presidencial, divulgada nesta quinta-feira (29), mediu também a "volatilidade" dos eleitores - isto é, o índice daqueles que ainda podem mudar de voto, apesar de já contar com uma primeira opção. 

Segundo o levantamento, 85% do eleitorado brasileiro está totalmente decidido com relação ao voto para a presidência, enquanto 15% diz que ainda podem mudar

Neste universo de 15% de voláteis, o ex-presidente Lula (PT) é o mais citado como segunda opção de voto (21%). Na sequência vem o nome de Ciro Gomes (PDT), que pode ser escolhido por 19% destes eleitores que ainda não se decidiram totalmente. Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, é a segunda opção para 17% desta parcela do eleitorado, enquanto Simone Tebet (MDB) é citada como alternativa por 14%. 

"Voto útil" do eleitor de Ciro em Lula

Os eleitores de Ciro Gomes, segundo o Datafolha, são os mais voláteis: 46% daqueles que apoiam o pedetista dizem que podem mudar de voto. Para se ter uma ideia, apenas 9% dos eleitores de Lula trocariam de candidato, enquanto este índice é de 11% entre os que votam em Jair Bolsonaro. 

Destes que hoje votam em Ciro mas que admitem possibilidade de mudar, 36% dizem ter Lula como segunda opção, 26% mudariam para Bolsonaro e 13% escolheriam Simone Tebet. 

Possibilidade de Lula vencer já em 1º turno 

A pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (29) revela que Lula mantém 50% das intenções de votos válidos, isto é, desconsiderando os votos em branco e nulos.

Para que o pleito seja liquidado já no próximo domingo (2), basta um candidato ter 50% e mais um voto. Pela margem de erro, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, o petista tem entre 48% e 52%.