José Roberto Arruda (PL-DF), ex-governador do Distrito Federal e candidato a deputado federal, ofendeu e ameaçou um eleitor, durante evento de campanha, nesta terça-feira (27), na Cidade Estrutural, região carente de Brasília.
Arruda pedia votos em cima de um trio elétrico junto com a esposa, Flávia Arruda (PL-DF), ex-ministra da Secretaria de Governo de Jair Bolsonaro (PL) e candidata ao Senado pelo DF, quando se enfureceu com um morador, que filmava o ato aparentemente de uma janela: “Vagabundo, desce aqui pra você ver”, disse o ex-governador.
O vídeo, publicado nas redes sociais, mostra Arruda falando ao microfone e pedindo votos para ele e esposa. O autor da filmagem diz, então: “Olha a cara de pau desse sujeito. Estou vendo a cara de pau de vocês”, afirmou.
Flávia ouviu o desabafo e respondeu, dizendo que “Arruda foi quem fez essa cidade”. Na sequência, o ex-governador chamou o morador de “vagabundo” e o ameaçou.
José Roberto Arruda chegou a ser preso, em 2010, no âmbito da Operação Caixa de Pandora, considerado o maior esquema de corrupção de Brasília. O ex-governador foi condenado em dois processos por improbidade administrativa.
Por quatro votos a três, TRE-DF mantém candidatura de Arruda
Em agosto, o Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a anulação da candidatura de Arruda. Porém, no dia 12 de setembro de 2022, por quatro votos a três, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) manteve a candidatura do ex-governador a deputado federal.