A rodada Ipec (antigo Ibope) de pesquisas sobre a disputa pela presidência nos estados confirma a tendência de crescimento de Lula (PT) já observada nos levantamentos nacionais.
No Rio de Janeiro, reduto eleitoral de Jair Bolsonaro (PL), o petista subiu 1 ponto percentual com relação ao último estudo do instituto e agora marca 42% das intenções de voto. O atual presidente, por sua vez, manteve os mesmos 36% que já tinha na pesquisa anterior.
Te podría interesar
Com os novos números, os dois candidatos saem da situação de empate técnico, que era a classificação oficial do último levantamento, já que a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e Lula assume a liderança.
Minas Gerais
Entre os eleitores de Minas Gerais, Lula também aumentou suas intenções de voto, segundo a nova pesquisa Ipec. O petista saltou 3 pontos percentuais e foi de 46% para 49% das intenções de voto.
Te podría interesar
Jair Bolsonaro, por sua vez, permaneceu estagnado com os mesmos 31% de intenções de voto que já tinha no último levantamento do instituto.
São Paulo
Já entre o eleitorado paulista Lula cresceu 1 ponto percentual e chegou a 44% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, se manteve estagnado com os mesmos 33% que já tinha.
O estudo mostra ainda que Simone Tebet (MDB) ultrapassou numericamente Ciro Gomes (PDT) em São Paulo. A candidata do MDB, que antes tinha 5% no estado, chegou a 6%, enquanto o pedetista fez o movimento contrário e caiu de 6% para 5%. Como a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, ambos estão em empate técnico.
Pernambuco
Em Pernambuco, o ex-presidente Lula não registrou crescimento, mas também não caiu: o petista se manteve na liderança com ampla vantagem, marcando os mesmos 64% da pesquisa anterior.
Bolsonaro, por sua vez, oscilou um ponto positivo e aparece no novo levantamento com 23% das intenções de voto entre o eleitorado pernambucano.
Distrito Federal
A única unidade da federação em que o Ipec realizou pesquisa e que Jair Bolsonaro aparece à frente de Lula é o Distrito Federal. O atual presidente saltou de 39% para 46% das intenções de voto entre o eleitorado brasiliense, enquanto o petista oscilou dois pontos negativos: foi de 34% para 32%.