Em pesquisa Ipec divulgada na noite desta terça-feira (27) sobre as intenções de votos dos eleitores de Minas Gerais, o candidato apoiado pelo ex-presidente Lula (PT), Alexandre Kalil (PSD) teve um aumento de cinco pontos em relação à última consulta, em 20 de setembro, e chegou a 34% das intenções de votos.
O crescimento não foi suficiente para encostar em Romeu Zema (Novo), que lidera a pesquisa com 45% das intenções de votos, mas foi possível diminuir a distância, que era de 17 pontos uma semana atrás, para 11. É a menor distância entre os candidatos em pesquisas Ipec realizadas para as eleições deste ano. Dado que a cada consulta a distância diminui um pouco, o resultado dá um vigor maior para a campanha buscar uma virada em segundo turno
Carlos Viana (PL) é o terceiro colocado nas pesquisas com 3% e os demais candidatos ou não pontuaram ou tiveram até 1%. São eles Vanessa Portugal (PSTU), Lorene Figueiredo (PSOL), Marcus Pestana (PSDB), Renata Regina (PCB) e Indira Xavier (UP). Brancos e nulos somam 6% e os indecisos foram 8%.
Na pesquisa espontânea, a qual 32% não souberam responder, Zema obteve 32% dos votos contra 25% de Kalil. Carlos Viana teve 2% e os demais não pontuaram. Já em sondagem para o segundo turno, se o cenário desta consulta se concretizar, Romeu Zema seria reeleito com 50% dos votos, enquanto Kalil ficaria com 37%. É a menor distância entre os candidatos em virtual segundo turno desde que começaram as pesquisas Ipec nestas eleições.
A pesquisa ouviu 2000 eleitores em 102 cidades mineiras entre os últimos dias 24 e 26 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos e o nível de confiança da consulta é de 95%