A nova pesquisa Ipec (antigo Ibope) sobre a corrida presidencial divulgada nesta segunda-feira (26) traz também dados sobre a convicção de voto dos eleitores. Segundo o levantamento, tanto Ciro Gomes (PDT) quanto Simone Tebet (MDB), que estão empatados tecnicamente em terceiro lugar, possuem mais eleitores que podem mudar de voto do que apoiadores convictos da decisão.
O estudo aponta que, entre eleitores de Ciro, 48% afirmam que a decisão de votar no pedetista é definitiva, enquanto 52% dizem que ainda podem trocar de candidato.
Te podría interesar
O eleitorado de Tebet é parecido: 45% daqueles que votam na senadora estão totalmente decididos e 55% podem mudar o voto no dia da eleição.
Os dados podem indicar um efeito da campanha pelo "voto útil" que vem sendo encampada por apoiadores de Lula (PT), líder nas pesquisas, e pelo próprio ex-presidente. Todos os últimos levantamentos indicam chances do petista liquidar o pleito já no primeiro turno.
Para se ter uma ideia, 90% dos eleitores de Lula afirmam estar convictos sobre o voto. Entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL), este índice é de 87%.