Em pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (26) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcou 47% das intenções de votos na modalidade espontânea, ou seja, quando não são dados os nomes dos candidatos ao eleitor entrevistado. Fazendo o cálculo para os votos válidos, Lula se aproximaria dos 55%.
O número, considerado alto para uma pesquisa espontânea, se soma às intenções de votos na pesquisa estipulada (48%; 52% dos válidos) e fortalece as esperanças de vitória em primeiro turno para a campanha e os eleitores do petista.
Na sequência do ex-presidente, a pesquisa espontânea apontou 31% das intenções de votos para Jair Bolsonaro (PL), 4% para Ciro Gomes (PDT), 2% para Simone Tebet (MDB) e 1% para Soraya Thronicke (UB). Brancos e nulos somaram 5% e os indecisos, que em pesquisas espontâneas tendem a ser mais numerosos do que nas estipuladas, foram 10%. Os demais candidatos não pontuaram.
A pesquisa entrevistou 3008 eleitores entre 25 e 26 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança da consulta é de 95%.