Um dia após o cientista político Sérgio Fausto, diretor da fundação que leva seu nome, declarar voto em Lula (PT), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) divulgou nota nesta quinta-feira (22) afirmando que é contra a reeleição de Jair Bolsonaro (PL).
FHC evitou se posicionar a favor do voto em Lula porque o PSDB tem Mara Gabrilli como vice de Simone Tebet (União).
Te podría interesar
A nota, no entanto, é uma sinalização aos apoiadores sobre o voto útil no petista, para impor uma derrota a Bolsonaro no próximo dia 2 de outubro.
FHC chegou a ser procurado pela campanha petista, mas por orientação do próprio Lula foi deixado à vontade para se posicionar - diferentemente do que noticia a mídia liberal, de que há uma pressão sobre o líder tucano.
Te podría interesar
"Peço aos eleitores que votem no dia 2 de outubro em quem tem compromisso com o combate à pobreza e à desigualdade, defende direitos iguais para todos independentemente da raça, gênero e orientação sexual, se orgulha da diversidade cultural da nação brasileira, valoriza a educação e a ciência e está empenhado na preservação de nosso patrimônio ambiental, no fortalecimento das instituições que asseguram nossas liberdades e no restabelecimento do papel histórico do Brasil no cenário internacional", afirma FHC no texto.
Leia a nota na íntegra
Reportagem atualizada às 11h38 com a íntegra da nota, que foi antecipada pela jornalista Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo.