TENSÃO POLÍTICA

Janaina Paschoal é recepcionada em debate com placas de "fascismo se destrói"

Candidata ao Senado e figura central no processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, ela é considerada por estudantes como responsável pela ascensão de Bolsonaro

Janaina Paschoal no Debate Fesp, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo em 21 de setembro de 2022. Créditos: Reprodução/Youtube
Cartaz com os dizeres 'Chocadeira de Fascista' e a foto de Janaina foram colados no local. Reprodução Youtube.
Escrito en POLÍTICA el

A deputada federal e candidata do Senado por São Paulo, Janaina Paschoal (PRTB), foi duramente criticada por alunos da Fundação Escola de Sociologia e Política de SP (Fespsp) na última quarta-feira (21) durante um debate ao vivo promovido pela faculdade. A fala de apresentação do professor Paulo Niccoli Ramirez mal terminava quando estudantes já estendiam, atrás da convidada, a faixa com os dizeres “fascismo não se discute, se destrói”.

Uma das principais figuras de acusação durante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff entre 2015 e 2016, Janaina é frequentemente acusada em análises e debates de ter sido uma das pessoas que possibilitou a ascensão de Jair Bolsonaro (PL) ao poder. Em sua ida à Fespsp, teve de conviver com cartazes colocados no local do debate chamando-a de “chocadeira de fascista”.

Apesar da dura crítica e do rechaço público e veemente de parte da comunidade universitária, o clima do debate foi democrático. A candidata pôde falar meia hora sem ser interrompida e ouviu críticas dos presentes, tudo feito de forma civilizada. Não foram registrados incidentes.

O Debate Fesp, série de debates da qual Janaina participou, foi organizado como parte das comemorações dos 90 anos da instituição, que serão cumpridos em maio de 2023. O apresentador do debate explicou que os candidatos ao parlamento convidados pela instituição passaram por consultas públicas na comunidade universitária. Cem candidatos de 24 partidos diferentes teriam sido apontados. Entre eles, apenas dois ao Senado, o candidato Márcio França (PSB) que ainda não confirmou a data da sua presença e a candidata Janaina Paschoal.

Veja a seguir o vídeo do debate na íntegra