O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), obteve 36% das intenções de votos em pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (22) sobre a corrida para o governo do Estado e abriu uma diferença de 10 pontos para seu principal adversário, Marcelo Freixo (PSB), que ficou com 26%.
É a primeira vez que ambos candidatos não apresentam empate técnico nas consultas do instituto. Na última, divulgada na semana passada, Castro tinha 31% e Freixo 27%. A diferença estava, naquela ocasião, dentro da margem de erro da pesquisa que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Te podría interesar
O crescimento de cinco pontos percentuais do atual governador na última semana teve um correspondente na avaliação do seu governo. Sua gestão foi avaliada positivamente por 32% da amostragem, 4 pontos a mais do que na última semana. Além disso, Castro obteve sucesso em usar o maior tempo de televisão disponível entre os candidatos para desapegar sua imagem do ex-governador Wilson Witzel, o candidato com a maior rejeição no Estado (49%), de quem era vice até que fosse concluído o processo de impeachment no ano passado.
Já Marcelo Freixo tem dificuldades em transformar o apoio do ex-presidente Lula em votos, mas deve ir a um segundo turno contra o atual governador. No entanto, sem que haja uma virada, tudo indica uma reeleição. Castro teria 46% das intenções de votos no segundo turno, enquanto Freixo ficou com 38%.
Contratada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo, a pesquisa foi realizada entre os últimos dias 20 e 22 de setembro e entrevistou 1526 eleitores fluminenses.