ESCLARECIMENTOS

PSOL pede explicações sobre Malafaia e gastos em viagem de Bolsonaro a Londres

“Bolsonaro faz das agendas oficiais palanques eleitorais e leva para passear seus apoiadores fanáticos sem qualquer motivo”, diz a líder do partido, Sâmia Bomfim

Os amigos Malafaia e Bolsonaro.Créditos: Isac Nóbrega/PR
Escrito en POLÍTICA el

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados, que tem Sâmia Bomfim (PSOL-SP) como líder, ingressou com uma representação endereçada ao secretário-geral da presidência da República, Luiz Eduardo Ramos.

O documento pede esclarecimentos oficiais relativos a gastos públicos da comitiva presidencial na viagem a Londres, para o funeral da rainha Elizabeth.

“Bolsonaro faz das agendas oficiais, diplomáticas e sérias, palanques eleitorais e leva para passear seus apoiadores fanáticos sem qualquer motivo. Não tem justificativa para que o Pastor Silas Malafaia acompanhasse a agenda presidencial em Londres. Qual o papel de Malafaia no funeral da rainha Elizabeth? Qual o papel do pastor na Assembleia-Geral da ONU?”, indaga Sâmia.

Há muito dinheiro público sendo usado para financiar motociata e passeio de jet ski e viagens dos apoiadores de seu governo e campanha eleitoral. Enquanto isso, no Brasil, a fome continua sendo um problema diário. Bolsonaro será varrido da história do Brasil pelas suas maldades com o povo brasileiro”, acrescenta a líder do PSOL.

Solicitações de esclarecimentos

A representação levanta indagações: Além da presença do pastor Silas Malafaia, o Padre Paulo Antônio de Araújo foi à Inglaterra em missão oficial? Se sim, qual? A convite de quem? Sob qual justificativa? Quando e por iniciativa de quem as tratativas para a referida viagem se iniciaram? Quais os custos da viagem e quais as bases legais para as respectivas despesas?

E mais: Solicita-se a lista completa e discriminada dos custos da viagem e cópias dos recibos e notas fiscais de cada um dos itens, além da lista identificada de todos os funcionários públicos ou não que integraram a comitiva e/ou acompanharam a viagem tratada em tela.

Apresentar, detalhadamente, informações relativas à composição da comitiva presidencial: quais seus nomes, quais suas funções, a quais órgãos, ministérios ou secretarias estão vinculados e qual a necessidade e/ou justificativa para sua participação na viagem.