Despencou 20 pontos em apenas uma semana o percentual de eleitores dispostos a votar em Ciro Gomes (PDT), de acordo com pesquisa FSB/BTG divulgada nesta segunda-feira (19).
Ciro tem sido alvo de uma campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que mira o chamado ‘voto útil’ contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).
Te podría interesar
O instituto mostrava em seu levantamento anterior, no dia 12 de setembro, que 63% dos eleitores de Ciro diziam estar plenamente decididos sobre seu voto e não mudariam sua escolha até 2 de outubro. Agora, o percentual é de 43%, o menor entre os principais concorrentes ao cargo.
A certeza do voto em Simone Tebet (MDB) também caiu. No levantamento anterior, 59% dos seus eleitores tinham certeza do voto, atualmente o volume é de 50%.
Te podría interesar
Já Lula e Bolsonaro se mantiveram estáveis, com 86% e 90%, respectivamente.
Lula é o maior beneficiado
O instituto aponta que Lula pode ser o maior beneficiado com a queda da convicção do voto em Ciro. Lula é apontado como o maior herdeiro de votos do pedetista no caso de uma migração de eleitores: 43% dos apoiadores de Ciro que se dizem abertos para a mudança apontam que a melhor opção seria Lula, 18% escolheriam Bolsonaro e 14% Tebet.