A pesquisa presidencial Datafolha divulgada nesta quinta-feira (15), que mostra Lula (PT) ampliando a vantagem para Jair Bolsonaro (PL), aponta ainda que o petista cresceu em São Paulo e no Rio de Janeiro, os dois maiores colégios eleitorais do país.
Segundo o estudo, Lula, que tinha 40% entre os eleitores paulistas na pesquisa de 9 de setembro, subiu 3 pontos percentuais e agora marca 43%. Bolsonaro, por sua vez, registrava 35% em São Paulo e, no novo levantamento, aparece com 33% das intenções de voto.
Te podría interesar
No Rio de Janeiro, considerado reduto eleitoral de Bolsonaro, o movimento foi parecido. Lula saltou de 42% para 44% em intenções de voto, já o atual presidente manteve os mesmos 36% que já tinha na última pesquisa.
Em Minas Gerais, quarto maior colégio eleitoral do país, Lula segue na liderança, mas caiu 4 pontos no novo estudo e soma, agora, 43%, enquanto Bolsonaro ganhou 2 pontos percentuais e aparece com 33%.
Lula amplia vantagem
O Datafolha divulgado nesta quinta-feira (15) mostra que o ex-presidente Lula (PT) segue firme na liderança e ainda ampliou a vantagem para Jair Bolsonaro (PL).
Segundo o levantamento, o petista manteve os mesmos 45% que já tinha no último estudo Datafolha, do dia 9 de setembro. Já Bolsonaro caiu 1 ponto percentual: tinha 34% e agora marca 33%. Com isso, a diferença entre os dois candidatos passou a ser 12 pontos.
Ciro Gomes (PDT), por sua vez, foi de 7% para 8%, enquanto Simone Tebet (MDB) manteve os mesmos 5% que já tinha na pesquisa anterior.
Em votos válidos, isto é, desconsiderando os brancos e nulos, Lula chega a 48%. Ou seja, há fortes chances do petista vencer a eleição já no primeiro turno, já que, para isso, basta 50% e mais 1 voto.