ELEIÇÕES 2022

R$ 823 mil: Ciro foi o que mais gastou com Facebook na campanha

Candidato do PDT despejou uma verdadeira fortuna no ciberespaço, mas números de intenção de votos até agora sugerem que tática não deu resultados

Escrito en POLÍTICA el

Ciro Gomes (PDT), candidato à Presidência da República pela quarta vez, na eleição deste ano resolveu abrir o caixa de sua arrecadação de campanha para gastar uma verdadeira fortuna só no Facebook, a rede social fundada por Mark Zuckerberg. O pedetista foi o que mais destinou dinheiro para essa plataforma, até agora R$ 823 mil.

Mesmo numa incômoda terceira posição desde o início da disputa, sem sequer atingir dois dígitos nas pesquisas de intenção de voto, Ciro e sua campanha já realizaram 11 pagamentos à rede social, que vão de pouco menos de R$ 8 mil até R$ 100 mil. Os dados são públicos e estão disponíveis no TSE.

Entre os nove candidatos que seguem o nome do ex-governador do Ceará como os que mais destinaram dinheiro ao Facebook, formando a lista dos que mais gastaram nesse segmento, nenhum é candidato a presidente. O grupo é composto por postulantes ao cargo de senador, deputado federal e governador.

Veja a lista:

Ciro Gomes (PDT) – R$ 823 mil – Presidente

Alexandre Silveira (PSD) – R$ 460 mil – Senador por Minas Gerais

José Aníbal (PSDB) – R$ 315 mil – Deputado federal por São Paulo

Elmano de Freitas (PT) – R$ 300 mil – Governador do Ceará

Jorginho Mello (PL) – R$ 265 mil – Governador de Santa Catarina

Aécio Neves (PSDB) – R$ 180 mil – Deputado federal por Minas Gerais

Luiza Erundina (PSOL) – R$ 140 mil – Deputada federal por São Paulo

Acir Gurgacz (PDT) – R$ 120 mil – Senador por Rondônia

Felipe Becari (União Brasil) – R$ 116.685 – Deputado federal por São Paulo

Adriana Ventura (Novo) – R$ 116.215 – Deputada federal por São Paulo