ELEIÇÕES 2022

Agregador de pesquisas Estadão: Lula está a um ponto de vencer em primeiro turno

Ferramenta atualizada com o levantamento FSB/BTG aponta que o ex-presidente tem 49% dos votos válidos contra 37% de Bolsonaro

Lula continua bem posicionado nas pesquisas.Créditos: Ricardo Stuckert
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O agregador de pesquisas eleitorais do jornal O Estado de S. Paulo foi novamente atualizado nesta segunda-feira (12), após a divulgação do levantamento FSB/BTG (BR-0621/2022).

Segundo os dados do agregador, o ex-presidente Lula (PT) está a um ponto de vencer a disputa presidencial no primeiro turno. A ferramenta compila dados desde março de 2022 e projeta o petista com 49% dos votos válidos contra 37% de Jair Bolsonaro (PL).

Para vencer já no dia 2 de outubro, Lula precisa somar 50% dos votos válidos mais um. Os votos válidos são aqueles que não contam brancos, nulos e indecisos.

Veja os números do agregador em relação ao primeiro turno:

Lula (PT) - 49%; Jair Bolsonaro (PL) - 37%; Ciro Gomes (PDT) - 7%; Simone Tebet (MDB) - 5%; Outros - 1%.

No caso apenas das pesquisas presenciais, os números continuam os mesmos. Já os levantamentos telefônicos mostram Lula com 43% e Bolsonaro com 39%.

No cálculo geral, ou seja, considerando todos os votos, não apenas os válidos, a ferramenta indica que Lula tem 44% das intenções de voto e Bolsonaro, 34%.

Veja números de um eventual segundo turno:

Na projeção de um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o agregador aponta para uma vitória do petista por 57% contra 43%, considerando apenas os votos válidos.

Os números seguem iguais se forem analisadas as pesquisas presenciais e os levantamentos telefônicos separadamente.

O agregador de pesquisas eleitorais do Estadão usa dados dos levantamentos de 14 empresas. Considera suas diferentes metodologias para calcular a Média Estadão Dados, o cenário mais provável da disputa a cada dia.

De acordo com o jornal, o agregador de pesquisas não soma apenas os resultados e os divide pelo número de pesquisas.  A ferramenta considera vários parâmetros e dá pesos diferentes aos levantamentos.

Na média, as pesquisas presenciais são mais precisas ao atribuir a taxa de intenção de votos de cada candidato. Já telefônicas são feitas mais frequentemente.